Audi Sport Quattro: O especial de homologação do Grupo B

29/08/2020

Na Áustria em 1980, apenas um ano depois dos automóveis com tracção às quatro rodas terem autorização para participar no Campeonato Mundial de Ralis, a Audi lançou o primeiro Quattro, e mudou para sempre o desporto. Durante os cinco anos que se seguiram, estes Audi iriam estar sujeitos a um período de rápida evolução que levou à criação do modelo Sport Quattro que ajudou a definir a infame, rápida e perigosa era do Rali Grupo B.

A natureza, relativamente relaxada, do regulamento do Grupo B deu origem a uma série de automóveis absolutamente ferozes das marcas concorrentes da Audi, sendo as mais notáveis a Peugeot e a Lancia, e embora não tenha sido o mais bem-sucedido, nem avançado tecnologicamente, destes automóveis de primeira linha no final da era do Grupo B, o Sport Quattro é um exemplo digno para muitos deles.

A chegada da categoria do Grupo B deu aos fabricantes praticamente todas as possibilidades imagináveis, dado que estes aderiram a um conjunto básico de limites na capacidade do motor, largura do curso, e peso, mas de modo a poderem competir com estes era necessário produzir 200 exemplares destes para o público.

O resultado deste requisito foi um grupo de especiais homologados lendários, como o Lancia 037, o Lancia Delta S4, MG Metro 6R4 e o Peugeot 205 T16. A contribuição da Audi para este conjunto de homologados foi o Sport Quattro, uma arma de rali com 300 cavalos mas com matrícula.