Bonhams leva a leilão rara Kawasaki KZ1000 Mystery Ship Turbo

16/01/2020

Craig Vetter foi piloto de motos tendo, posteriormente, fundado a Vetter Corporation, que se transformou na maior fabricante de carenagens em fibra de vidro do mundo nos anos 70. Formou também uma equipa de competição, que se sagrou vencedora do campeonato AMA Superbikes Series, em 1978, com Reggie Pridmore numa Kawasaki KZ1000 afinada por Pierre des Roches.

Um acidente grave em asa-delta retirou-o do activo durante uns tempos, voltando depois, para criar o Vetter Fuel Economy Challenge, em 1980, que tal como o nome indica, é uma competição de eficiência de combustível de motos.

A Kawasaki Mystery Ship é uma versão especial da Kawasaki KZ1000 construída por Vetter e a sua equipa, utilizando a experiência adquirida pela vitória em 1978 no campeonato AMA Superbikes Series, conjugando com suas construções de carenagens em forma de Windjammer.

Estava planeada a construção de 200 exemplares da Kawasaki Mystery Ship, mas devido ao acidente de Vetter, a produção terminou ao fim de somente dez unidades. O preço de venda era cerca de três vezes superior ao do modelo convencional. Isto devido ao quadro reforçado e modificado, apoios para os pés na traseira, alteração do mecanismo de mudança de velocidade, o guiador foi modificado em 26 graus, o apoio da suspensão traseira também sofreu alterações, sendo adicionados amortecedores Mulholland Force 1 e um braço oscilante em magnésio.

Aquando da encomenda da Mystery Ship, haviam cinco opções de potência do motor de quatro cilindros em linha e 1015 cc de cilindrada, todos com escapes e electrónica Yoshimura. No Stage 1 o motor passava dos 90 para os 101 cv às 10.000 rpm. No Stage 2 a cabeça era polida e os orifícios das válvulas alargados, passando o motor a debitar 108 cv às 10.500 rpm. Na Stage 3 além das anteriores recebia válvulas maiores e a potência subia para os 116 cv. Na Stage 4 o motor era todo ele desenvolvido tendo por base o mesmo utilizado nas Superbikes, com os requisitos próprios do cliente. A última evolução era a Turbo, que tal como o nome indica era adicionado um turbo ao motor, sendo este desenvolvido por Russ Collins da R.C. Engineering, aumentando a potência em 40%.

Só dez exemplares foram construídos da versão Turbo, sendo que, uma está no Barber Vintage Motorsports Museum e pertenceu ao próprio Russ Collins e o outro exemplar é o que será oferecido em leilão, sendo uma versão muito procurada por coleccionadores. Esta Mystery Ship está equipada com as jantes de alumínio fechadas e pintada na cor Dino Red. O mais interessante é que só marca duas milhas no odómetro.

Esta Kawasaki Mystery Ship Turbo de 1980, com o quadro número DMV 75988 CA e motor número KZT00AE083890, sendo a sexta das dez produzidas, será oferecida em leilão pela Bonhams no próximo dia 23 de Janeiro, num evento reservado a motociclos, o The Las Vegas Motorcycle Auction. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 25 e os 35 mil dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.