Um acidente grave em asa-delta retirou-o do activo durante uns tempos, voltando depois, para criar o Vetter Fuel Economy Challenge, em 1980, que tal como o nome indica, é uma competição de eficiência de combustível de motos.
A Kawasaki Mystery Ship é uma versão especial da Kawasaki KZ1000 construída por Vetter e a sua equipa, utilizando a experiência adquirida pela vitória em 1978 no campeonato AMA Superbikes Series, conjugando com suas construções de carenagens em forma de Windjammer.
Estava planeada a construção de 200 exemplares da Kawasaki Mystery Ship, mas devido ao acidente de Vetter, a produção terminou ao fim de somente dez unidades. O preço de venda era cerca de três vezes superior ao do modelo convencional. Isto devido ao quadro reforçado e modificado, apoios para os pés na traseira, alteração do mecanismo de mudança de velocidade, o guiador foi modificado em 26 graus, o apoio da suspensão traseira também sofreu alterações, sendo adicionados amortecedores Mulholland Force 1 e um braço oscilante em magnésio.
Aquando da encomenda da Mystery Ship, haviam cinco opções de potência do motor de quatro cilindros em linha e 1015 cc de cilindrada, todos com escapes e electrónica Yoshimura. No Stage 1 o motor passava dos 90 para os 101 cv às 10.000 rpm. No Stage 2 a cabeça era polida e os orifícios das válvulas alargados, passando o motor a debitar 108 cv às 10.500 rpm. Na Stage 3 além das anteriores recebia válvulas maiores e a potência subia para os 116 cv. Na Stage 4 o motor era todo ele desenvolvido tendo por base o mesmo utilizado nas Superbikes, com os requisitos próprios do cliente. A última evolução era a Turbo, que tal como o nome indica era adicionado um turbo ao motor, sendo este desenvolvido por Russ Collins da R.C. Engineering, aumentando a potência em 40%.
Só dez exemplares foram construídos da versão Turbo, sendo que, uma está no Barber Vintage Motorsports Museum e pertenceu ao próprio Russ Collins e o outro exemplar é o que será oferecido em leilão, sendo uma versão muito procurada por coleccionadores. Esta Mystery Ship está equipada com as jantes de alumínio fechadas e pintada na cor Dino Red. O mais interessante é que só marca duas milhas no odómetro.Esta Kawasaki Mystery Ship Turbo de 1980, com o quadro número DMV 75988 CA e motor número KZT00AE083890, sendo a sexta das dez produzidas, será oferecida em leilão pela Bonhams no próximo dia 23 de Janeiro, num evento reservado a motociclos, o The Las Vegas Motorcycle Auction. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 25 e os 35 mil dólares.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.