Chevrolet Corvette ZR-1 King of the Hill Prototype vendido por 75.000 dólares

26/12/2020

A quarta geração do Chevrolet Corvette, denominada C4, foi lançada em Janeiro de 1983 e prolongou-se até 1996. A versão de topo desta geração foi o Corvette ZR-1 lançado em 1990, com o intuito de entrar na corrida do automóvel mais rápido do Mundo.

Com esse desafio em mente, nada melhor que contactar a Lotus, que tinha sido adquirida pela General Motors em 1986, para ajudar no seu desenvolvimento. Assim, a Lotus desenhou um novo motor V8, denominado LT5, de 5,7 litros de cilindrada, construído em alumínio, com duas árvores de cames em cada cabeça e 32 válvulas no total, a desenvolver 375cv, passando para os 405cv em 1993. Além disso, a Lotus desenvolveu também um sistema em que desactivava oito dos 16 tubos de admissão, assim como os injectores de gasolina, quando não estava a ser necessária toda a potência. Acoplado ao motor, está uma caixa manual de seis relações da ZF.

Como não poderia deixar de ser, a Lotus ajudou também no desenvolvimento de um novo sistema de direcção, para tornar a condução muito mais apurada, além do sistema de travagem melhorado. A suspensão, denominada FX3, foi desenvolvida em conjunto com a Bilstein, similar à utilizada no Porsche 959, mas com alguns melhoramentos retirados da equipa de Fórmula 1 da Lotus.

Os protótipos de desenvolvimento do Corvette ZR-1 destinados à Lotus, foram baptizados de “King of the Hill”, sendo construídos cerca de 25 automóveis em Julho de 1987. O exemplar presente neste artigo, tem vários pormenores únicos destes protótipos, como a consola central da versão equipada com a caixa automática Doug Nash 4+3, apesar de ter a caixa manual da ZF, assim como os pneus Goodyear que indicam na lateral do pneu “Not For Sale”. Além disso, várias partes do automóvel foram datadas à mão, com a indicação 7/87.

No final do desenvolvimento, estes automóveis seriam destruídos, pois não cumpriam os requisitos para a sua venda, mas este foi salvo por um empregado da Lotus, que o restaurou até à condição em que se encontra na actualidade, incluindo a cor original Medium Blue Metallic, que complementa o interior, também em azul. O motor que equipa este automóvel é um motor de desenvolvimento, denominado LT5 Phase 2. Por ser um protótipo, o sistema de aquecimento do interior e o rádio do automóvel não funcionam.

O Corvette ZR-1 King of the Hill Prototype apresentado neste artigo, é um de apenas dois sobreviventes, sendo levado a leilão como parte da Lingenfelter Collection, pela Cars & Bids, e vendido por 75.000 dólares, cerca de 61.700 euros. Com o automóvel segue toda a documentação que comprova a sua autenticidade, assim como documentos do desenvolvimento e calibração do motor LT5.