Ferrari F40 LM vendido por valor recorde

13/02/2019

O Ferrari F40 LM foi, indubitavelmente, a estrela do leilão da RM Sotheby’s em Paris, e representou uma rara oportunidade de adquirir um exemplar do lendário modelo da casa de Maranello.

O exemplar leiloado constituiu uma peça única da história da Ferrari, não só porque possui um significante e bem-sucedido historial competitivo, mas também porque desempenhou um importante papel no desenvolvimento do modelo como protótipo de pré-produção. O seu novo proprietário despendeu de 4.842.500€, estabelecendo um novo recorde do valor mais alto de sempre pago por um Ferrari F40.

Construído em 1987, com o chassis número 74045, este exemplar tem uma história fascinante. Originalmente utilizado como um protótipo de pré-produção pela fábrica, foi vendido a Rene Herzog, o ex-piloto de Le Mans e IMSA, em 1992. Herzog enviou o automóvel para Michelotto para que este fizesse a conversão para as especificação LM. Logo após a conclusão, a propriedade do F40 passou para o companheiro de Rene, o suíço Charles Zuger. Em 1995 foi vendido ao empresário da GT Racing, Stephane Ratel, que disputou o European GT Championship ao volante do 74045. Por sua vez Ratel vendeu o automóvel a meio da temporada à equipa francesa da Pilot-Aldix, que o utilizou no PR Global GT Series desse ano.

Conduzido pela dupla francesa Michel Ferte e Olivier Thevenin, a carreira competitiva deste Ferrrai não começou de forma muito auspiciosa, abandonando as quatro primeiras provas da competição – Paul Ricard, Monza, Jarama e Nürburgring. Em Le Mans o 74045 terminou em 12º na geral e em sexto na GT1, este seria o melhor resultado alguma vez alcançado por um F40 em La Sarthe. No mesmo ano conquistou o segundo lugar nas 4 Horas de Silverstone, atrás do McLaren de Wallace e Grouillard.

Em 1996 conquistou o 5º lugar em Jarama, o 8º em Silverstone, o 6º em Nürburgring e um 3º lugar em Nogaro. Na edição desse ano das 24 Horas de Le Mans o F40 LM não foi além de um 25º lugar na qualificação, vendo-se, depois, obrigado a abandonar a prova.

Após terminar a sua carreira competitiva no final da temporada de 1996, passou pelas mãos de vários coleccionadores proeminentes até chegar, em 2008, ao proprietário que acaba de se desfazer dele, em troca de quase cinco milhões de euros.

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