Face às circunstâncias da pandemia e da data Natalícia, o Iberian Historic Endurance correu, excepcionalmente, em conjunto com a nova competição Espanhola Carrera Los 80’s, trazendo a Jerez mais de 30 equipas e mais de 50 pilotos.
Com a manhã a ser reservada para a qualificação, o piso seco levou a que a dupla espanhola Gonzalez/Lopez agarrasse a primeira linha da grelha de partida. A equipa Madrilena, com o original Porsche 968 CS, que estreavam na Carrera los 80s, garantiu a Pole, com a tripla espanhola Gutierrez/Ochagavia/Fuster, em Porsche 911 2.5 ST, a ficarem logo atrás e serem os melhores da H1971. Já Ricardo Pereira/José Basso surpreendiam com um espectacular terceiro lugar com o Ford Escort RS2000. Já no Ford Mustang Shelby GT350, os suíços, pai e filho, Ralf e Max Huber foram os melhores da H65, com Paulo Duarte em Golf GTi logo atrás a liderar o Pre-1981 grupo 2, outra categoria dos H-1981. A liderar o grupo dos Gentlemen Drivers Spirit, saía Nuno Nunes, de Porsche 911 SWB, com o Francês Vincent Tourneur logo atrás a um segundo de distância e com o Mini de Cláudio Mota/Francisco Borreguero na terceira posição.
Corrida limpa e com decisões de posições na última volta
Na partida, o destaque foi para o Ricardo Pereira/José Basso com o Escort preparado no Porto pelo primeiro piloto a conseguir dominar os 30 primeiros minutos da prova, sempre seguido de perto por Piero Dal Maso em Porsche 911 2.8 Carrera RSR e Luís Pedro Liberal que, ao lutarem entre si, iam perdendo tempo para o líder.. No entanto, como ia com pneus Toyo em vez dos obrigatórios Avon/Dunlop, foi obrigado a parar mais tempo na troca de piloto.Assim após a troca de pilotos, o novo líder era agora Piero Dal Maso, seguido de José Carvalhosa e da dupla pai e filho, Idelfonso e Alfonso Garcia. Rafael e Sanchez Alcalá, outros pilotos Andaluzes a correr em casa, seguiam de Porsche 911 2.7 RS a defender o segundo lugar da categoria H76 com a tripla Gutierrez/Ochagavias/Fuster a cair uns lugares nesta fase inicial, a serem os terceiros da H71. Logo atrás, o fantástico Shelby GT350 dos suíços Ralf e Max Huber esperavam uma escorregadela dos que seguiam à sua frente, mas contentes por serem os líderes da H65.
Nuno Nunes liderava tranquilamente a categoria GDS com o seu bonito Porsche 911 SWB e mais atrás, Paulo Duarte, de Volkswagen Golf GTi debatia-se com outro Golf Gti de pai e filho Menezes, que representavam o Group 1, mas que, infelizmente, viriam a desistir prematuramente.
O português Manuel Ferrão, de Ford Escort RS 1800 passava para a frente do francês Vincent Tourneur, que estreava aqui o seu Porsche 911 SWB e já um pouco atrás de Nuno Nunes.
Após a segunda paragem, os espanhóis Alfonso e Idelfonso Garcia assaltam a liderança da corrida com o seu Porsche 911 2.5 ST e mais atrás, o anterior líder, Piero Dal Maso, de Porsche 911 2.8 RSR entra em luta directa com outro modelo idêntico da casa de Estugarda, mas um 2.5 ST, que disputa a categoria H71 e é pilotado pela tripla espanhola Gutierrez/Ochagavias/Fuster. José Carvalhosa vinha mais atrás, também em Porsche 911 2.5 ST e consolidava o terceiro lugar da H71. Rafael e Eduardo Sanchez Alcalá vinham em perseguição e mantinham o segundo lugar da H76.
Na Gentlemen Driver Spirit, Nuno Nunes continuava a liderar de Porsche 911 SWB sobre o Francês Vincent Tourneur, enquanto Paulo Duarte impunha o seu Volkswagen Golf Gti no Grupo 2 e animava agora a corrida com uma luta com o Ford Escort RS 2000 de Basso/Pereira, que representava o Group 1 Portugal. O fecho do pelotão cabia agora a Manuel Ferrão, de Ford Escort RS 1800.
Os suíços Ralf e Max Huber levaram, desta vez, o seu Ford Shelby GT350 até final e venceram a categoria H65, enquanto Paulo Duarte levou o seu Volkswagen Golf GTi a vencer o Grupo 2, com Manuel Ferrão, em Ford Escort RS 1800, a ser o segundo.