Honda CB750 de Steve McQueen leiloada por 150 mil euros

20/05/2022

Como todos os aficionados sabem, Steve McQueen adorava motos e automóveis, tanto é que isso estava bem retratado nos seus filmes. Quanto às motos, McQueen nutriu uma grande paixão pela Triumph e, posteriormente, pela Husqvarna, sendo mesmo um grande impulsionador da marca sueca em solo americano. No entanto, não foi proprietário de motos apenas dessas duas marcas, e um exemplo disso é a Honda CB750 presente neste artigo, pintada na cor Candy Ruby Red com decalques dourados e pretos.

A Honda CB750 fica para a história por ser considerada a primeira Superbike produzida, estando no mercado de 1969 a 2003, através de várias gerações, equipada com um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e uma árvore de cames à cabeça, montado numa posição transversal.

A Honda CB750 que pertenceu à Solar Productions, de Steve McQueen é de Julho de 1969, ou seja, do primeiro ano de produção, dessa forma está equipada com o motor de 736cc, quatro carburadores Keihin de 28mm, uma árvore de cames à cabeça e duas válvulas por cilindro, produzindo 67cv às 8000rpm e 60Nm de binário às 7000rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. A CB750 tinha ainda a particularidade de possuir travões de disco na frente e arranque eléctrico, conjugado com uma excelente fiabilidade.

Como a Honda tinha certas dúvidas se a CB750 ia vender bem, a sua produção iniciou-se lentamente e, ao invés de maquinizar toda a produção, as unidades de 1969 tinham cambotas produzidas através de fundição em areia. Estes modelos iniciais são muito procurados hoje em dia, sendo conhecidos por CB750 Sandcast, sendo que a CB750 que está aqui presente pertence a esse raro grupo.

Ao longo da vida desta CB750, apenas teve três proprietários, Steve McQueen que a adquiriu no concessionário do seu amigo e duplo Bud Ekins, o proprietário seguinte, que a manteve durante 45 anos e, por fim, o terceiro que a restaurou em 2022.

Agora, a CB750 passou para o quarto proprietário, ao ser vendida no passado dia 24 de Abril, num leilão da Bring A Trailer, por 155 mil dólares, cerca de 147 mil euros. Juntamente com a mota, seguiu o manual e as ferramentas originais, assim como vários documentos que comprovam a propriedade de Steve McQueen.