A Honda CB750 fica para a história por ser considerada a primeira Superbike produzida, estando no mercado de 1969 a 2003, através de várias gerações, equipada com um motor de quatro cilindros em linha refrigerado a ar e uma árvore de cames à cabeça, montado numa posição transversal.
A Honda CB750 que pertenceu à Solar Productions, de Steve McQueen é de Julho de 1969, ou seja, do primeiro ano de produção, dessa forma está equipada com o motor de 736cc, quatro carburadores Keihin de 28mm, uma árvore de cames à cabeça e duas válvulas por cilindro, produzindo 67cv às 8000rpm e 60Nm de binário às 7000rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. A CB750 tinha ainda a particularidade de possuir travões de disco na frente e arranque eléctrico, conjugado com uma excelente fiabilidade.
Como a Honda tinha certas dúvidas se a CB750 ia vender bem, a sua produção iniciou-se lentamente e, ao invés de maquinizar toda a produção, as unidades de 1969 tinham cambotas produzidas através de fundição em areia. Estes modelos iniciais são muito procurados hoje em dia, sendo conhecidos por CB750 Sandcast, sendo que a CB750 que está aqui presente pertence a esse raro grupo.
Ao longo da vida desta CB750, apenas teve três proprietários, Steve McQueen que a adquiriu no concessionário do seu amigo e duplo Bud Ekins, o proprietário seguinte, que a manteve durante 45 anos e, por fim, o terceiro que a restaurou em 2022.
Agora, a CB750 passou para o quarto proprietário, ao ser vendida no passado dia 24 de Abril, num leilão da Bring A Trailer, por 155 mil dólares, cerca de 147 mil euros. Juntamente com a mota, seguiu o manual e as ferramentas originais, assim como vários documentos que comprovam a propriedade de Steve McQueen.