Indian 8-Valve Board Track Racer encontrada numa garagem vai a leilão

11/08/2019

A Indian 8-Valve Board Track Racer lançada em 1914, foi uma das primeiras superbikes da história, construída a partir da Indian Big Base, mas com um menor diâmetro dos êmbolos e volante do motor mais leve, para criar a Small Base. O motor V-Twin de oito válvulas, bastante avançado para a época, foi desenvolvido por Oscar Hedstrom, Charles Gustafson Sr e Charles B. Franklin, entre 1910 e 1911, pois os concorrentes estavam cada vez mais fortes e necessitavam de um bom motor para combater as Harley-Davidson e as Excelsior.

O ponto mais fraco dos motores V-Twin da Indian eram as válvulas de escape, que partiam devido a sobreaquecimento, que por norma fazia os motores partirem-se. A equipa acima mencionada, decidiu introduzir quatro válvulas na cabeça de cada cilindro, perfazendo oito no total, melhorando o fluxo dos gases, além de uma melhor admissão, trazendo bastantes benefícios na performance, aumentado a velocidade máxima para mais de 190 km/h.

As primeiras Indian 8-Valve foram lançadas em 1911 e esse ano trouxe bastantes triunfos para a marca, como o primeiro, segundo e terceiro lugar na Isle of Man TT. Estas motos foram utilizadas tanto pela equipa oficial da Indian, como por pilotos privados nos EUA, levando o nome da Indian aos mais altos patamares do motociclismo.

Estas motos foram bastante utilizadas nas Board Track Racing, que consistia em pistas ovais, evoluídas das utilizadas pelas corridas de cavalos, com cerca de uma milha de circunferência. Este tipo de competição foi bastante popular nos EUA, durante as décadas de 10 e 20, com as motos a atingirem velocidades na ordem dos 200 km/h. Com a Grande Depressão dos anos 30, esta competição desapareceu, mas influenciou para sempre o desporto motorizado americano. As curvas destas pistas eram construídas em madeira e, por esse motivo, hoje não existe nenhuma pista sobrevivente.

A Indian 8-Valve Board Track Racer com o número de chassis 84F031, está praticamente toda original, sem nunca ter sido submetida a um restauro. Foi comprada pelo piloto uruguaio Lucchese, para competir na África do Sul, mas quando a mota chegou a África do Sul não se poderia inserir em nenhuma competição. Posto isto, passou a ser utilizada apenas para demonstrações, até que foi guardada nos anos 30 numa garagem.

Após ter sido descoberta, a única intervenção de que foi alvo foi a reconstrução do motor, para que pudesse ser utilizada. A Indian foi importada do Uruguai para os Estados Unidos e será oferecida em leilão em Monterey, de 15 a 17 de Agosto, pela Mecum. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 75 e os 85 mil dólares.

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