Lamborghini Aventador SV: A receita da casa de Sant’Agata Bolognese

25/10/2019

Lançado em 2015 no Salão de Genebra o denominado LP 750-4 Superveloce, ou Aventador SV, segue a “receita” habitual da Lamborghini para os modelos SV: mais potência, menos peso, aerodinâmica melhorada e tecnologias ainda mais inovadoras. Como a denominação deixa antever, este SV produz 750 cv, mais 50 do que a versão normal, e pesa menos 50 kg. O uso extensivo de fibra de carbono nas portas, guarda-lamas e difusor traseiro, por exemplo, bem como um interior completamente redesenhado, com novos bancos mais leves, permitiram esta importante redução. Combinado com o aumento de potência, a relação peso-potência foi incrementada em 10%, para 2,03 kg por cavalo. A aceleração é fenomenal, assim como a travagem e comportamento em curva.

Introduzido no Aventador, o sistema de suspensão com amortecedores horizontais, tipo push-rod, incorpora no SV o sistema adaptativo MRS (Megneto Rheological Suspension) que reage às condições da estrada e ao estilo de condução. A carga de cada amortecedor varia durante a curva, evitado o adornar da carroçaria e torna o comportamento e a direcção mais precisos.

O motor V12 de 6.5 litros de capacidade foi revisto e equipado com um escape mais leve para este modelo. A potência máxima é obtida ao regime de 8.400 rpm, enquanto o binário de 690 Nm é atingido às 5.500 rpm. O novo sistema de escape não só baixa consideravelmente a contra-pressão como também permite ouvir melhor o propulsor. De um rumor moderado enquanto roda em cidade a baixos regimes, até à crescente selvageria mecânica quando se aproxima do regime máximo.

A caixa de sete velocidades é o par perfeito para este motor. Era a caixa manual de comando automático mais rápida do mundo em 2015. Com tracção integral, este Lamborghini utiliza um acoplador Haldex de comando electrónico, entre os dois eixos, que selecciona a perfeita distribuição de binário para as condições disponíveis em milissegundos. Está ainda equipado com diferenciais autoblocantes, o da frente electrónico. As características do automóvel (motor, transmissão, diferencial, suspensão e direcção) podem ser reguladas de acordo com as preferências do condutor, através de três modos de condução: Strada (estrada), Sport e Corsa (Pista).

A aerodinâmica foi melhorada em 150%, em termos de eficácia e gera cerca de 170% mais apoio em relação ao Aventador “normal”. O elemento mais óbvio é o deflector traseiro que pode ser ajustado manualmente em três posições e faz variar o equilíbrio aerodinâmico em 15%. A frente do SV foi redesenhada e além das entradas de ar de maiores dimensões, os deflectores, de novo desenho, aumentam a estabilidade e o comportamento a alta velocidade. Na traseira, o uso de fibra de carbono é notório, o que contribui para a redução de peso. O difusor traseiro, na zona inferior, optimiza o fluxo de ar em conjunto com o fundo plano.

Hélio Valente de Oliveira / Jornal dos Clássicos

Fotos: Joel Araújo