Lamborghini descobre e certifica o Miura utilizado em “The Italian Job”

08/05/2019

Cinquenta anos depois do lançamento do filme “The Italian Job”, o Polo Storico da Lamborghini certificou o Miura P400, com o chassis nº3586, como o utilizado no filme.

Com acabamentos em “Arancio Miura” e interiores em pele negra e branca, este P400 tem sido o Miura mais procurado nas últimas décadas: aparece no início, conduzido pelo actor Rossano Brazzi, em St. Bernard Pass. No filme, este automóvel é destruído, mas é do conhecimento geral que foi também utilizado outro Miura idêntico, para esta cena, que tinha sofrido um acidente.

Alguns anos depois do lançamento do filme, começou a procura pela unidade que protagonizou as cenas iniciais. Nas cinco décadas seguintes, depois de muitas buscas e teorias sobre qual seria o verdadeiro Miura, com entusiastas do mundo inteiro muitas vezes a especularem sobre o destino deste automóvel, a saga chegou ao fim.

Pertence à Colecção Kaiser, de Vaduz, no Liechtenstein, que o enviou para o Polo Storico da marca para restauro. Depois de consulta dos registos, nos arquivos da marca e testemunhos de antigos colaboradores e funcionários, como Enzo Moruzzi, que o conduziu até ao local de filmagem, este foi certificado como a unidade utilizada no filme. “Esta unidade estava quase pronta, na linha de montagem. O único detalhe que causou algum cuidado foi o interior, forrado em pele branca, que tinha de voltar à fábrica em perfeito estado. Pedi então para substituir os bancos por uns forrados em pele preta, que usávamos para testes. No filme, conseguimos ver que os encostos de cabeça, que não houve tempo para os substituir, são brancos.”, lembra Moruzzi.

Depois das filmagens, o Miura regressou à fábrica e depois de preparado, foi entregue ao cliente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.