Mecum leva a leilão raro BMW-Glas 3000 V8

13/08/2021

A Hans Glas GmbH nasceu em 1883 para a produção de maquinaria agrícola, passando para as scooters e por fim para os automóveis. No início dos anos 60, a Glas era das mais pequenas empresas alemãs de produção automóvel e, pediu à carrozzeria Frua para desenvolver um desenho para um novo automóvel GT, nascendo assim o Glas 3000 V8.

No entanto, a empresa acabaria por ser adquirida pela BMW em 1966, maioritariamente para esta ter acesso às patentes da Glas. O Glas 3000 V8 já estava muito perto de entrar em produção e reaproveitando o esforço feitos, os executivos da BMW avançaram, mas passou a ser designado por BMW-Glas 3000 V8. A produção ocorreria apenas entre Junho de 1967 e Maio de 1968, com 389 exemplares produzidos, tornando-se num dos mais raros BMW de sempre e também aquele que a nível de design não se enquadra na linguagem da marca.

O motor deste automóvel está equipado, tal como o nome indica, por um V8 que utiliza a zona superior do motor de quatro cilindros em linha da Glas, mantendo assim os custos baixos. A alimentação de combustível é feita através de um carburador de triplo corpo. Para os padrões da década de 60, este automóvel era avançado, com distribuição por correia, árvores de cames à cabeça, suspensão independente de triângulos sobrepostos na frente e eixo De Dion na traseira e travões de disco nas quatro rodas.

Tendo em conta o número de exemplares fabricados, estamos perante um automóvel raro. Este exemplar pertence ao último ano de produção e esteve mais de 20 anos em exposição no Museu Automóvel de Berlim. Sofreu um profundo restauro que o devolveram às suas especificações originais, incluindo a cor vermelha e o interior de dois tons, preto e bege. Conta ainda com o rádio da época, um Becker Grand Prix.

A Mecum irá oferecer em leilão o BMW-Glas 3000 V8 nos próximos dias 12 a 14 de Agosto, num evento organizado em Monterey. Não existe qualquer estimativa para o valor da venda.