A visita começa nos “salões sagrados” que detêm mais de 600 automóveis, protótipos de veículos e artigos de automobilia relevantes para a Opel. Os pontos de informação amarelos iluminam-se nos veículos que pertencem à visita temática selecionada. Isto permite aos visitantes ampliar o respetivo objeto da exposição e com apenas mais um clique, no ponto de informação, descobrir os aspectos técnicos e um pouco da história da peça do museu.
A visita temática “Alternative Drive” explora conceitos invulgares, como o recordista RAK 2 de 1928, com propulsão de foguetes alimentados a combustível sólido, ou os primeiros protótipos elétricos, como o Opel Impuls I de 1990 e os bem-sucedidos veículos de teste a hidrogénio.
Sobre o tema “Rally Racing”, podemos ter acesso a modelos de ralis emblemáticos. Sendo os verdadeiros destaques os automóveis que conquistaram vitórias, como o de Walter Röhrl, Campeão Europeu em 1974 num Opel Ascona, e Campeão do Mundo em 1982, num Opel Ascona 400. Além disso, está em exposição o único Opel Kadett 4×4 pensado para o Campeonato do Mundo de Ralis e depois utilizado no Rali Paris-Dakar. A representar a atualidade está o Opel ADAM R2, quatro vezes Campeão Europeu de Juniores, de 2015 a 2018.
A terceira visita temática leva-nos depois aos “Roaring Twenties”, período de espírito inovador. A Opel criou motos de corrida, motos com propulsão a foguete e até aviões. Além disso, a produção em linhas de montagem assumiu-se como a nova e eficiente forma de construir veículos, o que fez com que os preços baixassem para os clientes e tornou automóveis como o Opel “Laubfrosch” acessíveis para muitos.
A continuação da História da Opel pode ser encontrada na visita número quatro: “Mobility for Millions”. Depois do Opel “Doktorwagen” e do “Laubfrosch”, foram sobretudo os modelos compactos de Rüsselsheim que levaram a mobilidade a milhões de pessoas. O primeiro Kadett fez-se à estrada há 85 anos, seguido por outras dez gerações, suas e do Astra.