Mustang RTR-X, construído de raiz para ser conduzido depressa e de lado

10/06/2020

O Ford Mustang RTR-X foi um projecto idealizado em 2010 pelo piloto de drift norte americano Vaughn Gittin Jr., juntamente com a Team Need For Speed e RTR Motorsport e apresentado no SEMA de 2011. O objectivo principal do Mustang RTR-X era que além de ter um design soberbo e agressivo, teria de conseguir ser conduzido depressa e até de lado, ou não fosse Gittin Jr. piloto de drift.

À primeira vista, pode parecer um Mustang de 1969 e foi construído para se assemelhar como tal, mas o RTR-X foi construído do zero, é um automóvel completamente novo. A construção começou assim que chegou a carroçaria nova Dynacorn ’69 Mustang à Steen Chassis. A frente recebeu melhoramentos elaborados pela Art Morrison, com um subchassis específico. A carroçaria é toda em aço, com as entradas de ar traseiras e spoiler construídos à mão, em aço também, por Mark DeLong. Os alargamentos e o spoiler da frente, foram construídos por Abraham Morales. Os faróis e farolins são da Classic Design Concepts, com design retro, mas são de construção moderna.

O interior tem vários elementos que misturam o clássico com a competição, construído pela Stitchcraft Interiors, com backets e cintos Sparco. O painel de instrumentos é digital, sendo um MoTeC SDL. A rollcage, além de aumentar a segurança, aumenta também a rigidez do chassis e foi construída pela Steen Chassis.
Devido ao bom relacionamento entre Vaughn e a Ford Racing, visto o piloto competir com Ford Mustang, conseguiu adquirir um motor V8 Boss 302R de 5,0 litros de cilindrada, completamente novo, para montar no Mustang RTR-X. A MoTeC desenvolveu uma centralina M800 própria para este automóvel, de modo a que a electrónica fosse a melhor possível, conseguindo assim, gerir as quatro árvores de cames, duas por cabeça, independentemente. A admissão de ar é feita através de oito cornetas Kinsler, com um filtro de ar K&N em cada uma. Os colectores de escape foram desenvolvidos pela Twins Turbo, para a máxima eficiência. O motor debita uma potência de 401 cv à roda para um peso de 1.433 kg. Acoplado ao motor está uma caixa Ford Racing Boss 302R1 de seis velocidades manuais.

A suspensão também foi toda desenvolvida com o propósito de ser baixa, mas ao mesmo tempo eficiente. Na frente tem coilovers JRi ST/08, mas é na traseira que as coisas de tornam sérias, com um sistema multilink e paralelo de Watt da Steen Chassis e pushrod da Maier. Ao nível da travagem, o RTR-X está equipado com travões Wilwood Brakes Superlite 6 Pro Spindle na frente e Wilwood Brakes Superlite 4 construído para o RTR-X na traseira. As jantes foram produzidas especificamente para o Mustang RTR-X, sendo umas Work Meisters, na medida 18”x10 na frente e 18”x12 na traseira, com pneus Falken RT-615K 255/40 na frente e 295/40 na traseira.

Actualmente, este Mustang RTR-X está em exposição no Mustang Owner’s Museum, na Carolina do Norte, nos EUA.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.