A Nismo, o departamento de competição da Nissan, preparou vários automóveis para as mais variadas provas. Agora, o seu foco é diferente, trazendo de volta a glória dos Skyline GT-R como quando saíram de fábrica, ou até melhor que novo, com um restauro completo e melhores materiais.
A empresa fará diferentes trabalhos, como pequenos restauros interiores até aos mais extensos, dependendo do pedido do cliente. Com o restauro completo, o automóvel é totalmente desmontado até ao último parafuso e recebe uma placa informativa da “Nismo Restored Car”, com um número de série.
O estado do chassis é fundamental, com a Nismo a inspeccionar todos os pormenores e até substituir zonas onde o metal esteja corroído. Após os trabalhos no chassi, este é mergulhado num tanque com tinta altamente resistência à corrosão, até ao nível molecular. Posteriormente, o chassis é submetido a testes de torção e rigidez, podendo ser feitos pequenos reforços. De seguida, o automóvel vai para a pintura, onde será pintado na cor original, ou na que o cliente desejar.
Tal como o chassis, os órgãos mecânicos são totalmente desmontados, onde são medidas todas as tolerâncias. O motor é montado de novo e podem ser aplicados melhoramentos, para aumentar a performance. Após a montagem, o motor é testado num banco de ensaios, para avaliação das prestações e de possíveis fugas. A caixa de velocidades e de transferências recebem um tratamento idêntico.
Além destes componentes importantes, tudo o que é consumível é substituído e os restantes são submetidos a testes para avaliar se estão dentro dos parâmetros. Os sistemas eléctricos e electrónicos são, também eles, todos testados e substituídos se necessário.No entanto, o interior não pode ser estofado com materiais da época, devido a certas normas ambientais, mas poderá ser submetido a um detalhe completo, ou então, ser reproduzido com materiais iguais aos do Nissan GT-R actual.
Após o automóvel estar totalmente montado, é submetido a testes extremos, para certificar que tudo está em conformidade. Quando entregue ao proprietário, este recebe a documentação toda do restauro, além de uma garantia de um ano ou 20.000 km.
Os modelos escolhidos para este programa serão todos os Skyline GT-R das gerações R32, R33 e R34, ou seja, de 1989 a 2002. Os valores dos restauros serão bastante altos, podendo ultrapassar os 400 mil dólares, cerca de 320 mil euros.