Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 melhores automóveis para celebrar o ‘tetra’ do Benfica

Autocarro Somua (início dos anos 50): O primeiro Autocarro do Benfica foi este Somua. Não haveria melhor veículo para festejar o Tetracampeonato do que o primeiro autocarro do Sport Lisboa e Benfica. Com base mecânica Somua, de produção francesa, segundo apurámos recebeu uma carroçaria única no Porto, para o grupo de teatro “Companheiros da Alegria”. Foi adquirido pelo Benfica no final de 1954, mantendo a decoração a cinzento e vermelho e esteve no activo até ao final dos anos sessenta, transportando os bicampeões europeus de clubes. Desconhece-se se ainda existirá, mas é pouco provável.
Ferrari 250 GTO (1962-63): Sabemos que pelo seu valor (cerca de 50 milhões de euros) era possível construír um plantel e pagar uma época na primeira liga, mas tínhamos que ter um Ferrari e os benfiquistas só queriam certamente o melhor. Se tiver espaço em branco para um número nas portas, é só escrever “36”.
Rover Mini Cooper 1.3i (1990-2000): O Mini tem a grande vantagem de ser transversal à sociedade, pelo que, com um pouco de sorte, conseguirá até arrancar sorrisos adeptos de outros clubes, com menos motivos para festejar. Os modelos finais do Mini original já tinham motor de injecção, com consumos e emissões mais baixos.
Unimog 406/416 (1963-1971): Com excepção do autocarro original do SLB, nenhum dos outros veículos aqui tem a presença de um bom gigante, como o Unimog. Se for um modelo com maior distância entre-eixos, pode levar até 20 amigos e disputar as atenções com o autocarro que transporta os jogadores. Se não conseguir apanhar um “civil”, a alternativa é levar um “emprestado” do quartel de bombeiros mais próximo e devolver depois da festa, lavadinho e atestado.
Amphicar (1961-1968): O Amphicar tinha base mecânica do Triumph Herald. Era um automóvel sofrível e um barco lamentável. Mas em vermelho, fica castiço. Todavia, entra nesta lista por outro motivo. Estes momentos festivos são muito engraçado e todos sabemos como começam, mas nunca como (ou onde) acabam. Se por acaso, a coisa se arrastar até ao rio Tejo, este veículo dá mais chances ao benfiquista de poder, um dia, festejar o 37. Ou até o penta. Ou o Bi-tri…
Volkswagen T1 (1950-67): A Volkswagen Transporter (que carinhosamente chamamos “Pão de forma”, pelo seu característico formato) levou várias gerações de benfiquistas aos estádios de todo o país para acompanhar o seu clube. O próprio SLB dispunha de alguns exemplares identificados com o emblema, ao serviço das equipas e também dos funcionários do clube.
Alfa Romeo 4C safety car (2014-2016): Desde que o Campeonato do Mundo de Superbikes adoptou como safety car este Alfa Romeo 4C com decoração a vermelho e branco, o Benfica nunca mais perdeu um campeonato. Os pirilampos em cima dariam jeito para aceder à Rotunda do Marquês, que vai estar fechada ao trânsito. Nota-se que uma das listas é verde, mas é não ligar. Faz de conta que é salada.
Opel Corsa Color Edition (2015): O Benfica é o clube do povo e é importante juntarmos aqui um utilitário acessível. A Opel lançou há algum tempo uma edição especial do Corsa chamada Color Edition. Uma das combinações possíveis era em vermelho, com listas longitudinais, jantes e protecção dos retrovisores a branco. Chega perfeitamente para estar vestido a rigor na estrada.
Ford GT (2004): O Ford GT foi buscar a sua inspiração a um passado glorioso, com o GT40. Há um certo paralelismo com os sucessos actuais do Benfica, que parece ter recuperado pelo menos uma parte importante da pujança da sua década de ouro, também nos anos 60. Além disso, é um automóvel magnífico que, só por acaso, fica bem em qualquer cor. Desde que seja vermelho. Ou, vá lá, encarnado.
De Tomaso Pantera (1971-1988): Este era inevitável. Sabemos que não é da cor que estava à espera, mas não pode haver dúvida de que um De Tomaso Pantera em preto é vermelho por dentro. Ora aqui está um automóvel digno de um “King”. Agora, para começar a festa das “Papoilas Rolantes” só falta o Benfica ganhar ao Vitória de Guimarães…

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Benfica revalidou o título de campeão nacional de futebol na temporada de 2016/2017, garantindo assim o ‘tetra’, ou seja, o quarto título consecutivo nesta competição.

Porque o momento é de celebração para os adeptos ‘encarnados’, aqui fica uma lista com os dez melhores automóveis para sair para a estrada e festejar. Todos são contemporâneos de títulos de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica.