Porsche 914
Os Porsche 914/6, equipados com o motor do 911, já há muito que subiram de preço, mas os tradicionais 914 ou 914/4, com motor boxer de quatro cilindros de origem Volkswagen, ainda se encontram a preços acessíveis, principalmente nos EUA, onde foi vendida grande parte da produção. Já são clássicos, o que é uma vantagem se quer ter um clássico Porsche na garagem de motor central, sem ter que jogar no Euromilhões, ainda assim, os seus valores já rondam os 20 a 30.000 euros.
Porsche 924
O 924 foi durante muitos anos o modelo mais barato que se poderia adquirir e o “patinho feio” da Porsche, mas os valores começam, aos poucos, a subir. Melhor de tudo, é um automóvel prático, conduz-se bem e é barato de manter, pois está equipado com o motor de 2,0 litros da comercial Volkswagen LT. Por cá, os valores já andaram abaixo dos 5.000 euros, mas agora rondam os 10.000.Porsche 928
O 928 quase substituiu o 911, mas ainda bem que isso não aconteceu. Apesar de não ser o 911, o 928 continua a ser um bom GT, com um motor V8 montado na frente. Os valores já começam a subir, principalmente nos últimos modelos e com caixa manual, mas certo que subirão mais. Por menos de 25.000 euros já se pode ter este clássico Porsche.
Porsche 944
O Porsche 944 seguiu a linhagem do 924, mas para melhor, com melhorias na suspensão e evolução da mecânica. O seu valor também é um pouco superior ao do 924, rondando os 14.000 euros.
O 968 foi o último modelo da linhagem 924/944 e o último Porsche coupé de motor frontal. Apesar de ser mais raro que os anteriores modelos, os seus preços continuam baixos e o seu design lembra um pouco o irmão maior, o 928.
Porsche 911 (996)
A geração 996 do 911 sempre foi considerada o “patinho feio” dos 911. Tem tudo o que um 911 precisa, mas o seu design não foi o mais feliz. Por esse motivo, os seus valores andaram baixos durante muitos anos e começam agora a ganhar terreno, chegando já perto dos 30.000 euros.
Porsche Boxster
Porsche Cayenne
O Cayenne leva consigo o peso de ter salvo a Porsche da falência, juntamente com o Boxster. Apesar de ter chocado qualquer fã da Porsche, pois foi o início da era SUV no seio da marca. Hoje ainda se encontram a bons preços, com tendência para manter. Por 15.000 euros já se pode entrar no segmento dos SUV de luxo e nos modelos Porsche, ou então, com um pouco mais já se pode adquirir um S, com motor V8 e 340 cv.
Bónus
Como em qualquer lista de modelos Porsche, não poderia faltar outros automóveis, que não são tradicionalmente Porsche.
De 1956 a 1963 a Porsche produziu mais de 125.000 exemplares de tractores agrícolas. Equipados com motores de dois cilindros refrigerados a ar, produzindo 25 cv. Hoje, os exemplares em boas condições, começam a ter algum valor e certamente que ficará bem em qualquer colecção Porsche.
Mercedes-Benz 500E
Sim é um Mercedes-Benz, mas no fundo foi o antecessor do Porsche Panamera, pois foi produzido na fábrica da Porsche, em Zuffenhausen, e desenvolvido por esta, ainda antes da AMG pertencer à Mercedes-Benz. Posteriormente, a Porsche aplicou uma receita idêntica na Audi 80 Avant de grande performance, nascendo a RS2. A ideia foi pegar no chassis W124 e produzir um concorrente ao BMW M5, equipado com o motor V8 M119 de 5,0L de cilindrada e 326cv, mas infelizmente acoplado somente a uma caixa automática de quatro velocidades. Mas, enquanto os valores da RS2 já estão altos, os 500E, ou E500 como passaram a ser vendido a partir de 1994, continuam relativamente baixos lá fora, pois cá é difícil encontrar um à venda, rondando os 30.000 euros.
Covin Turbo
O Covin Turbo não é um Porsche no verdadeiro significado da palavra, mas parece-se com um. Durante os anos 70 e 80, houve um boom de réplicas e o 911 não foi excepção. De certo, que de todas as réplicas produzidos do 911, as dos britânicos da Covin é das melhores, criadas por Tim Cook e Nick Vincent, desde o início dos anos 80 até 1992. Inclusivamente, alguns tiveram mesmo direito a mecânicas Porsche, no entanto, a grande maioria tinha mecânica do Carocha ou o motor Ford CVH. Os primeiros exemplares eram construídos com base nos Carocha, mas os últimos já tinham o seu próprio chassis. Certo que em Portugal não deve existir nenhum exemplar desta marca, mas no Reino Unido andam a preços convidativos, menos de 10.000 euros, caso alguém queira somente o aspecto de um 911 da velha guarda.