Porsche 911 Dakar, o primeiro desportivo todo-o-terreno da marca

14/11/2022

No próximo dia 16 de Novembro no Salão Automóvel de Los Angeles, a Porsche vai revelar uma variante muito especial do icónico 911: o novo 911 Dakar. Este será o primeiro desportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades todo-o-terreno. A denominação da versão é uma homenagem à primeira vitória da Porsche no rali Paris-Dakar. A revolucionária vitória aconteceu em 1984 com um Porsche 911 modificado – que tinha sido equipado, pela primeira vez, com um sistema de tração integral.

Mais de 10.000 quilómetros de testes todo-o-terreno

Durante os testes, os engenheiros de desenvolvimento liderados por Achim Lamper-ter, General Project Manager, não se limitaram a uma utilização intensiva na pista de testes todo-o-terreno em Weissach. De facto, a equipa testou o 911 Dakar pelo mundo, em condições extremas, num total de mais de meio milhão de quilómetros percorridos, dos quais mais de 10.000 km foram realizados fora de estrada. Por exemplo, a pista de testes de Château de Lastours, no sul de França, foi utilizada para testar o comportamento do desportivo em percursos típicos de rali e para afinar a suspensão. Quilómetros após quilómetros de superfícies soltas meteram o 911 Dakar à prova: “Todas as equipas do Dakar vêm aqui testar os seus veículos na Europa antes do rali”, diz Romain Dumas, piloto de fábrica da Porsche. Numa fase inicial, o francês ficou intri-gado com a tarefa de conduzir um novo 911 na Château de Lastours. Contudo, rapidamente foi surpreendido pelo desempenho fora de estrada do 911 Dakar. Nem mesmo os saltos foram problema para o chassis graças ao design robusto e a uma altura ao solo superior. O 911 Dakar lidou também da melhor forma com os drifts. “Eu sabia o que um 911 era capaz de fazer em estrada”, diz Dumas, “mas fiquei absolutamente estupefacto com o bom desempenho aqui à solta”.

Walter Röhrl ficou impressionado com a condução na neve e no gelo

Walter Röhrl, duas vezes campeão do mundo de ralis, não conseguiu resistir à oportunidade de pilotar o 911 Dakar nos extensos campos de ensaio de Arjeplog, na Suécia. O gelo espesso dos lagos gelados oferece aos pilotos de testes da Porsche a base ideal para uma superfície de neve compacta e fechada em aproximadamente 90% – um cenário mais realista do que a pura camada de gelo. Com o baixo coeficiente de fricção sobre a neve, tudo se resume à precisão da tração e direção. Mesmo fora de estrada, um Porsche 911 tem de fornecer um feedback preciso. Röhrl, embaixador da marca Porsche, ficou entusiasmado: “o veículo é incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este veículo antes de ele próprio o conduzir”.

Programa de testes intenso no deserto

O novo 911 Dakar também teve de provar o seu valor na areia do deserto. No Dubai e em Marrocos, os pilotos de testes conduziram o desportivo, vezes sem conta e sem piedade, por dunas íngremes de 50 metros com temperaturas de até 45 graus. “O 911 Dakar apresentou uma impressionante performance mesmo no deserto”, refere Frank Moser, Vice President Model Line 911/718. “Especialmente aqui, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo as suas vantagens conceptuais – a combinação de baixo peso, uma maior altura ao solo, um potente motor na traseira e a curta distância entre eixos proporcionam uma experiência de condução entusiasmante. Eu próprio pude experimentá-lo em test drives no Sahara”.

Bergmeister e Kern surpreendidos pela dinâmica de condução em todas as superfícies

Jörg Bergmeister, embaixador da marca Porsche, também teve a possibilidade de testar o 911 Dakar, como parte do desenvolvimento do veículo, e ficou surpreendido com a dinâmica de condução do desportivo, tanto em superfícies soltas como em estrada. “Não imaginava que um veículo com esta distância ao solo e pneus todo-o-terreno ainda se sentiria como um Porsche 911 no asfalto”, sublinhou Bergmeister. Já Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, também ficou surpreendido durante as afinações finais. “No início não tive a coragem de levar o veículo ao limite. Mas estou muito satisfeito com a condução em superfícies soltas. Até o ABS está melhorado para a travagem em gravilha. É incrível a quantidade de tração que os pneus todo-o-terreno proporcionam. Este desportivo é espantoso de conduzir”.