Porsche 911S Targa e o interior único produzido pela Berluti

08/05/2019

Os Porsche clássicos tornaram-se muito populares entre os coleccionadores de automóveis. Mas enquanto alguns seguem a via do mais original possível, outros transformam os modelos para versões únicas ou até réplicas daqueles que competiram nas mais variadas provas do automobilismo.

Este Porsche 911 2.4 S Targa de 1973 seguiu uma via diferente, mais contida, tendo mantido o exterior e mecânica original, com o motor de seis cilindros boxer refrigerado a ar a debitar 190 cv. Sendo de 1973, este modelo pertence aos últimos 911 da série F, com um capot da bagageira longo e pára-choques estreitos. Este modelo partilha vários componentes com o 911 Carrera RS 2.7, como a caixa de velocidades 915, maxilas de travão em alumínio, radiador de óleo e o depósito de combustível em plástico de 85L. A caixa de velocidades 915 em H, veio substituir a antiga Type 901 “dog-leg”, em 1973.

O interior foi onde “sofreu” bastantes alterações, com uma conjugação de tradição francesa e da engenharia alemã. Todos os detalhes do interior foram alterados pela Berluti, uma empresa dedicada a produzir peças em pele da mais alta qualidade, com mais de 120 anos actividade no ramo. Neste caso, a Berluti utilizou pele Venezia para todo o interior, até mesmo os pedais, alavanca das velocidades, painel de instrumentos, o tejadilho, capot e bagageira, comutadores das luzes e escovas limpa vidros, volante personalizado, nada escapou à Berluti.

Não se sabe quem foi o proprietário que requereu estas alterações, mas sabe-se que foi muito bem executada pelos artesãos parisienses da Berluti, sendo até agora o único automóvel modificado pela empresa. Além do automóvel, a RM Sotheby’s levou a leilão uma mala Jour-Off e uns sapatos Saturnin, no leilão “Berluti: The Art of Craftsmanship”. O Porsche acabou por ser vendido por 348.500€, superando as estimativas iniciais.

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