Quando pensamos em automóveis desportivos clássicos de origem japonesa, há um que nos lembramos de imediato, o Toyota 2000GT. Por mais raro que seja, um exemplar será oferecido em leilão no próximo mês de Maio.

A RM Sotheby’s irá leiloar a The Elkhart Collection, que reúne mais de 250 veículos e uma impressionante colecção de memorabilia, nos dias 1 e 2 de Maio, no estado de Indiana. Entre as mais de duas centenas de veículos encontra-se um exemplar do raro Toyota 2000GT, este não é apenas o mais importante automóvel desportivo japonês já produzido, o chassis número MF10-10100, é um dos apenas 62 exemplares com volante à esquerda produzidos para o mercado norte-americano.

Este exemplar foi mantido pelo primeiro proprietário por mais de 30 anos, o piloto Otto Linton, antes de ser submetido a um restauro completo pelos especialistas da Maine Line Exotics.

Após o Grande Prémio do Japão em 1964, a Toyota sentiu a necessidade de criar um Gran Turismo e em colaboração com a Yamaha Motor Co. e sobre a liderança de Shoichi Saito a Toyota deu início ao projecto. Em 1965 e após um ano do início do projecto, a visão de Saito torna-se realidade com a apresentação do protótipo “280 A1” no salão Automóvel de Tóquio.

Com um design arrebatador, marcado por linhas curvas e uma zona frontal inconfundível, tornam este Toyota facilmente reconhecível. Debaixo do enorme capot encontramos um motor de seis cilindros em linha de 2.0 litros que debita 150 cv, alcançando uma velocidade máxima de 220km/h.

O único exemplar construído na versão convertível foi utilizado no filme de 1967 de James Bond, “You Only Live Twice”, porque o protagonista, Sean Connery, era demasiado alto para caber na versão coupé.

A leiloeira não avança com o valor estimado da venda, mas em 2013, outro exemplar produzido para o mercado americano foi vendido por 1,15 milhões de dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.