O Volvo coupé branco é um dos automóveis mais famosos de sempre a participar em séries do pequeno ecrã, foi conduzido por Simon Templar, personagem interpretada por Roger Moore na série inglesa exibida entre 1962 e 1969.
O modelo foi encontrado em 1991 num celeiro galês por Kevin Price, um entusiasta da Volvo. Price encontrou o automóvel em péssimas condições, com a carroçaria praticamente destruída pela ferrugem e com o motor desmontado no banco traseiro. O restauro levado a cabo pela Volvo ficou concluído em 2013, 22 anos depois de ter sido encontrado, sendo-lhe devolvida sua condição original.
O P1800 S foi produzido na fábrica da Volvo em Torslanda, na Suécia, em Novembro de 1966. A matrícula, NUV 648E, foi emitida a 20 de Janeiro de 1967, e posteriormente alterada para ST I.
Depois de ter pertencido a Roger Moore o 1800 S conheceu outros proprietários, um deles foi Martin Benson, actor que protagonizou Mr. Solo, no filme “Goldfinger” de 1964, antes de voltar às mãos da marca Sueca.
No interior do automóvel ainda permanecem alguns acessórios com que foi equipado para as filmagens de “The Saint”, como um termómetro e uma ventoinha extra, usada para refrescar os actores durante a filmagem dentro do estúdio.Na passada semana marcou presença na 30ª edição da Techno-Classica, em Essen, onde fez a sua primeira aparição pública após o restauro. Ao seu lado esteve presente outro exemplar do mesmo modelo, pertencente a Håkan Samuelsson, presidente da Volvo.
Antes do evento Samuelsson afirmou, “The Saint” com Roger Moore, era a minha série favorita nos anos 60 e desde então que sempre quis ter um P1800. Há uns anos que a Volvo Cars orgulhosamente comprou aquele carro e estamos muito entusiasmados por o podermos mostrar na Techno-Classica”, Per-Åke Fröberg, responsável da Volvo Cars Heritage, acrescentou “é um modelo único com uma história fantástica”.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.