Volvo P1800 Cyan, um restomod à moda sueca

10/10/2020

O Volvo P1800 é um coupé de 2+2 lugares, lançado pela marca sueca em 1961, mantendo-se à venda até 1973. O desenho esteve a cargo de Pelle Petterson, sob a tutela de Pietro Frua, quando o seu estúdio de design era uma subsidiária da Ghia.

A mecânica do P1800 tinha por base a do Volvo Amazon, inicialmente de 1,8 litros, passando para os 2,0 litros. Ao longo da sua vida o P1800 mudou a sua designação, para 1800S quando, em 1963, a produção passou da fábrica da Jensen para a da Volvo, seguindo-se a designação 1800E quando o motor passou a ser de injecção de combustível e, finalmente, para 1800ES, quando a carroçaria passou de coupé para Shooting brake.

Agora, a Cyan Racing, antiga equipa responsável pera preparação dos Volvo oficiais para o WTCC e para várias outras provas na Suécia, fundada em 1995, fez um restomod completo ao P1800, não deixando de ser um automóvel mecanicamente puro, sem electrónicas de ajuda à condução, ou electrificação do motor.

O motor utilizado é o mesmo dos Volvo S60 TC1 que competiram no WTCC da família VEA, de quatro cilindros em linha, 2,0 litros de cilindrada, 10,2:1 de taxa de compressão, equipado com turbo Borg Warner EFR a 2,7 bar de pressão, para desenvolver 420cv às 7000 rpm e um binário de 455 Nm às 6000 rpm, com um limite de rotação às 7700 rpm. O motor foi afinado para ter um comportamento semelhante às mecânicas dos anos 60. Acoplado ao motor, está uma caixa manual de cinco velocidades da Holinger, levando a potência para as rodas traseiras, através de um eixo em fibra de carbono. Está também montado um diferencial autoblocante com vectorização de binário.

Para colmatar o desenho exterior mais largo e agressivo estão as jantes forjadas de 18” com porca central envoltas em pneus Pirelli P Zero na medida 235/40 na frente e 265/35 na traseira. O chassis foi todo reforçado, com aços de alta resistência e fibra de carbono, incluindo uma roll cage no interior em titânio, resultando num peso de 990 kg. A suspensão é independente de triângulos sobrepostos em alumínio com barras estabilizadoras à frente e atrás, com amortecedores ajustáveis em dois níveis. A travagem está a cargo de pinças de quatro êmbolos nas quatro rodas, com discos de 362 mm na frente e discos de 330 mm na traseira.

A Cyan Racing homologou este P1800 para circular na estrada, inclusivamente tem dois catalisadores para respeitar as normas de poluição, e garante que, se houver interesse, será produzida uma série com pouquíssimas unidades, sem relevar quantas, com o valor a rondar os 420 mil euros.