Publicidade Continue a leitura a seguir

MotoGP: Valentino Rossi utilizou sistema de travagem ‘especial’ em Aragão

Publicidade Continue a leitura a seguir

O piloto da Yamaha surpreendeu tudo e todos quando somente três semanas após ter fraturado a perna direita, devido a um acidente, enquanto praticava enduro foi declarado apto a participar no Grande Prémio de Aragão.

Como se isso já não bastasse, Rossi conseguiu surpreender ainda mais ao ser muito competitivo no fim de semana no Motorland de Aragão.

Pois bem para tal performance para além do talento e vontade do consagrado piloto italiano muito contribuiu a ajuda da Brembo, que veio agora a público explicar o compromisso encontrado para reduzir ao máximo as limitações físicas de II Dottore.

A marca italiana, especializada em sistemas de travagens, e que trabalha com todas as formações da classe rainha concebeu um sistema para a roda traseira da M1 que não necessitava do uso da lesionada perna direita que em condições normais, teria de ser sempre utilizada para accionar o travão traseiro.

Desta forma a Brembo procedeu à instalação de um sistema no ‘avanço’ esquerdo da Yamaha M1, que foi accionado por Rossi com o polegar da mão esquerda. Situação que obrigou o nove vezes campeão do mundo a um grande trabalho de coordenação aos comandos da M1 durante o fim de semana, pois se com o polegar accionava o travão traseiro com o indicador utilizava a embraiagem.

No fundo foi idealizado o mesmo sistema que Mick Doohan utilizou durante a sua carreira após o grave acidente no Grande Prémio da Holanda de 1992 em 500cc, onde uma violenta queda no circuito de Assen lesionou gravemente a perna direita, que quase levou à sua amputação.