Decorreu este fim de semana na IMEX Moto em Leiria a apresentação da edição especial da VESPA 946 RED, modelo que resulta de uma iniciativa da fundação criada pelo artista e líder da Banda U2, Bono e do activista Bobby Shriver com a VESPA , e que se distingue pela sua pintura vermelha com logotipo da RED na carenagem.
O objectivo não é obviamente apenas um exercício estético mas tem com principal fim poder dar por cada unidade vendida 150usd para um fundo da instituição de apoio à luta contra a SIDA, a RED. Os 150usd permite a uma pessoa que que tenha HIV ter cerca de 500 dias de tratamento médico, com especial enfoque nas mães que lutam para que os seus bébés não nasçam com a doença. Desde a sua criação há cerca de 10 anos que a RED deu 360 milhões de dólares para combater a terrível doença em África.
A Vespa 946 RED monta um motor de 155cc, de 4 tempos, de 3 válvulas, refrigerado a ar e com injecção electrónica, realidade que confere um impacto muito baixo em termos de emissão de gases poluentes.
A cor RED prevalece em praticamente todos os elementos desta versão, mesmo até nas jantes de 12” e punhos também criando uma imagem ainda mais agressiva do modelo original. Em contraste a bagageira, o gancho de suporte para mala ou mochila e os espelhos são cromados quebrando de forma harmoniosa o vermelho do conjunto.
Tecnologicamente avançada a RED monta ainda controle de tração que funciona em conjunto com a transmissão automática CVT e monta ainda ABS de dois canais.
Paralelamente existem acessórios que condizem com o look da RED que podem ser adquiridos à parte para completar e personalizar o conjunto tais como, o capacete, a T-Shirt , um saco ou ainda uma chávena de café.
Financiar um projecto internacional com um impacto social da dimensão da instituição RED tem tudo a ver com a filosofia de empresa e DNA da VESPA, que paralelamente lançou o seu próprio programa de apoio a crianças afectadas por doenças raras, “Vespa for Children” conjuntamente com o Hospital Pediátrico de Hanoi.
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Tipo
Monocilindrico, 4T
Cilindrada
124 cc
Diámetro x Curso
52 mm x 58,6 mm
Taxa de compressão
12,5:1
Potência máxima
11 CV às 8.250 rpm
Alimentação
Injecção electrónica
Ignição
Electrónica C.D.I.
Arranque
Eléctrico
Óleo motor
10W-40
TRANSMISSÃO
Transmissão secundária
Correia
Embraiagem
Automática centrífuga em seco
CHASSIS
Tipo
Quadro em lâminas de aço com reforços soldados
Braço oscilante
Motor fixo ao quadro
SUSPENSÕES
Dianteira
Monobraço com mola helicoidal e mono-amortecedor com efeito duplo
Traseira
Mono-amortecedor progressivo montado horizontalmente
RODAS
Dianteira
120/70-12’‘
Traseira
130/70-12”
TRAVÕES
Dianteiro
Disco com ABS
Traseiro
Disco com ABS