O papel do design na experiência do utilizador num veículo, segundo a LG

07/07/2021

À medida que o interior de um veículo se torna mais complexo e mais informativo, o papel do design na ótica da experiência do utilizador (UX) está a crescer em importância.

O futuro da mobilidade está a ser marcado pelo predomínio de soluções tecnológicas. Na realidade, segundo indica uma análise da IBM, o software está previsto vir a responder por 90 por cento de todas as inovações relacionadas com cada veículo no espaço de uma década.

De acordo com algumas estimativas, cerca de 461 milhões de veículos terão sido equipados com unidades digitais – o centro de controle para um centro de informação e entretenimento automóvel – e 115 milhões de viaturas estarão dotadas de uma arquitetura digital de cockpit, entre os anos de 2020 e 2030, refere outra análise da ABI Research.

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Dir-se-ia que pertence ao domínio do software o fornecimento de todo o género de menus exibidos nos ecrãs digitais, tendo, igualmente, esta área a função de aprimorar o mais possível a experiência geral do condutor e dos passageiros.

A LG está também envolvida na indústria automóvel, apoiando, através dos seus especialistas, os construtores de veículos a moldar o futuro da mobilidade com ecrãs digitais avançados.

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À medida que o interior de um automóvel se torna mais complexo e mais informativo, o papel do design (e dos seus criadores) na ótica da experiência do utilizador (UX) está a crescer em importância.

Embora o design UX possa não ser tão conhecido quanto o design exterior de um automóvel, não há dúvida de que é um dos campos mais dinâmicos relacionados com o design, tendo muito espaço para evoluir.

Atualmente, a chamada experiência do utilizador aplicada ao interior dos automóveis está relacionada a três elementos principais:

  • Instrumentação tradicional, como velocímetros e odómetros;
  • Entretenimento para os bancos traseiros (SER – Rear-Seat Entertainment);
  • Áudio, Vídeo e Navegação (AVN).
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Os designers de UX por detrás de muitos dos principais componentes de veículos da LG. Da esquerda para a direita: Park Ji-yeong, Yoo Ah-yeon, Ko Seung-yeon, Oh Ji-won, Jeong Hye-in, Ahn Jong-yoon

Do conceito à produção do veículo

Do conceito à produção, o ciclo de desenvolvimento de um veículo leva anos. Durante esse tempo todo, os designers de UX da LG estão envolvidos em cada etapa desse caminho, considerando todos os ângulos e todas as experiências possíveis.

Segurança e conveniência são aspetos da maior importância para os designers UX da LG, especialmente quando se trata dos sistemas de Áudio, Vídeo e Navegação e dos ecrãs do painel de instrumentos do automobilista.

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Para onde vai a atenção do condutor quando está ao comando da viatura e tem de manusear o ecrã de infotainment? Este é um aspeto de crucial importância que é analisado pelos técnicos

Pormenores como o tipo de fonte (a letra), o tamanho do texto, o brilho do ecrã e a sua visibilidade em diferentes horas do dia para aceder às mais variadas funções no veículo são considerados para produzir uma interface gráfica de utilizador (GUI – Graphical User Interface) otimizada.

OS DESIGNERS DE UX DA LG ESTÃO ENVOLVIDOS EM CADA ETAPA DESSE CAMINHO, CONSIDERANDO TODOS OS ÂNGULOS E TODAS AS EXPERIÊNCIAS POSSÍVEIS.

E porque as preferências dos condutores diferem amplamente, a lógica é que os controles físicos devem coexistir perfeitamente com ecrãs de toque mais flexíveis, sem confundir os ocupantes do veículo.

“Mas, além da facilidade de utilização e da segurança, os ecrãs dos automóveis desenvolvidos pela LG também devem oferecer um estilo excecional. O sistema de infoentretenimento integrado deve exalar uma estética elegante e moderna que complementa o interior e faz com que o automobilista e os passageiros se sintam como se tivessem entrado em um cockpit luxuoso”, sublinha a LG.
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Sistema de infoentainment que a LG tem trabalhado, exibindo várias informações, incluindo o tempo, uma ferramenta de navegação e uma interface de utilizador para reproduzir música

Mas o papel de um designer UX não se limita ao computador. Os designers da LG UX também têm de ser versados ​​em atendimento ao cliente, como remata o designer sénior de UX da LG Electronics, Park Ji-yeong: “A colaboração com nossos clientes não termina simplesmente com o design. O software automóvel é atualizado há anos, mesmo para os modelos lançados há quase uma década. Por isso, damos prioridade também ao acompanhamento regular dos nossos clientes”.