Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete das reparações mais caras nos automóveis

Transmissão: Faz a ligação entre o motor e as rodas, transmitindo a potência.
Passagens bruscas de caixa ou negligenciar as mudanças de fluidos do carro podem dar origem a complicadas avarias.
A fatura da reparação não fica abaixo dos quatro dígitos, pois além do preço avultado há que contar ainda com o minucioso trabalho que apenas mecânicos especializados conseguem completar bem.
Motor: Quando o ‘coração’ do carro dá chatices, normalmente as contas também causam problemas cardíacos aos proprietários.
Existem diversos problemas que podem ocorrer com o motor, desde as perdas de óleo, válvulas danificadas ou até onde quer que a sua imaginação possa chegar.
É claro que o preço da operação vai variar consoante a marca, tipo de motor e cilindrada, mas “abrir o motor” é sempre uma tarefa minuciosa que representa um custo de milhares de euros.
Junta da cabeça: Tem a tarefa de selar os cilindros e evitar que a água se misture com o óleo.
Perda de potência, sobreaquecimento e perda de líquido de refrigeração são alguns sintomas. A falta de atenção pode dar origem a graves danos no próprio motor.
Curiosamente, a peça nem é muito cara. No entanto, a dificuldade e tempo que demora completar a substituição significa normalmente uma conta bem pesada…
Podem existir diversas razões para os problemas mas, como é óbvio, quando as peças sobreaquecem acabam por se danificar.
O custo do compressor vai variar, sempre na casa das centenas de euros, mas é preciso ter ainda em conta as horas que o mecânico vai passar na reparação.
Turbo : Fornece ar a elevada pressão ao motor e também tem sido utilizado pelos fabricantes para o “downsizing” das motorizações e consequente redução das emissões.
Por circularem até 200000 RPM necessitam de algum tempo para arrefecer após um bom tempo com o carro a altas velocidades ou com acelerações mais poderosas.
Existe sempre a possibilidade de optar por turbos recondicionados, mas para quem opta por equipamento original a fatura também acaba por ser relativamente avultada. Mas os preços vão variar bastante consoante o carro.
Em muitos casos a própria árvore de cames não é muito cara, mas aconselha-se a substituição de outros componentes em conjunto, pelo que a fatura será de, pelo menos, umas centenas de euros.
Correia da distribuição – Pode ser considerada como o “mestre da orquestra”, pois é responsável pelo funcionamento em perfeita sintonia de várias peças
Trata-se de um componente consumível, pelo que o desgaste e possíveis cortes devem ser procurados. A correia, propriamente, não é cara, mas se partir vai ter consequências muito graves…
O intervalo de vida útil varia de marca para marca, mas tem sempre em conta o número de quilómetros ou a idade. Normalmente aconselha-se a substituição também da bomba de água, mas habitualmente existem kits com os dois componentes em conjunto.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se quiser evitar pagar montantes avultados, nada como algum cuidado com a manutenção do carro e atenção a ruídos ou outros comportamentos estranhos…

Muitas vezes ir ao mecânico é um verdadeiro pesadelo para os automobilistas, confrontados com problemas bastante grandes e faturas igualmente pouco agradáveis. Existem alguns componentes que, em caso de falha, representam habitualmente custos avultados, e em alguns dos casos basta alguma atenção e manutenção, bem como seguir as instruções da própria marca para a mudança das peças para evitar dissabores quando vai até à oficina.

Nuno Fatela

div” data-cycle-speed=”1000″ data-cycle-swipe=”false” data-cycle-tile-count=”7″ data-cycle-tile-delay=”100″ data-cycle-tile-vertical=”true” data-cycle-timeout=”10000″>