Toyota Chinook, a Hilux transformada em autocaravana

18/12/2023

Em Maio de 1972, a Toyota lançou a segunda geração da eterna pickup Hilux, com a designação interna RN20. Em 1975, esta sofreu uma grande actualização, tanto a nível estético, como a nível mecânico, e passou também a ser vendida como Toyota Truck nos EUA.

Por falar em mecânica, a Hilux estava equipada com o motor 12R de quatro cilindros em linha e 1,6L de cilindrada, debitando 67cv no mercado global, enquanto que no Japão este motor tinha uma potência de 83cv. No Japão e EUA estava ainda disponível o motor 18R de 2,0L de cilindrada, com uma potência de 105cv no primeiro e de 109cv no mercado americano.

Em 1975, além do motor 18R ser substituído pelo 20R nos EUA, agora com 2,2L de cilindrada e 97cv de potência, a Hilux passa a contar com uma caixa de cinco velocidades como opcional, juntando-se assim à caixa de quatro velocidades manuais e à de três velocidades automática.

Foi durante os anos 70 que o mercado por autocaravanas teve um aumento enorme de procura e a Toyota decidiu aproveitar esse facto, vendendo nos seus concessionários uma autocaravana com base na Hilux a partir de 1973.

A Chinook International, um construtor de autocaravanas norte americano fundado em 1938, produziria as Hilux Chinook a partir de chassis enviados pela marca, os quais eram posteriormente vendidos nos concessionários Toyota após a transformação. Apesar do sucesso da época, hoje em dia é raro encontrar um sobrevivente das Hilux Chinook.

Neste artigo encontramos uma rara Toyota Hilux Chinook de 1976, sendo por isso dos últimos exemplares produzidos. Sofreu um restauro em 2019, no qual foram adicionados alguns elementos mais modernos, como a câmara de marcha atrás, ar condicionado e o sistema de som. No passado dia 11 de Setembro foi levada a leilão, através da plataforma da Bring a Trailer, sendo vendida por 16.750 dólares, cerca de 15 mil euros.
1
2
3
4

5

6