Publicidade Continue a leitura a seguir

Dores no pescoço? Automóvel pode ser uma das causas

Reclinação do banco - Seguir praticamente deitado no banco, como alguns preferem, não é a melhor opção. O banco deve estar muito ligeiramente reclinado e os espelhos adaptados para exigir o mínimo movimento do condutor, para evitar as dores causadas por movimentos repetitivos
Sentar-se corretamente - Nos cursos sobre saúde no trabalho uma das questões abordadas é sobre como estar sentado na posição correta. Também no carro o conselho é idêntico
Deve ter o máximo apoio possível, e a junção das suas costas com o “traseiro” feita no ponto de junção das duas partes do banco. Isto evita uma curvatura pronunciada, e garante que a espinha dorsal esteja confortavelmente instalada nas costas do banco e descanso da cabeça
Ajustar a posição do volante – Fazer uma ligeira reclinação dos braços é o mais correto. Não deve andar com os braços totalmente esticados (como se guiasse a partir do banco de trás) nem totalmente encolhidos (como se costuma dizer, “colado ao volante”)
Posição em relação aos pedais – Os seus pés devem descansar naturalmente sobre os pedais. Solas muito finas e moles ou saltos altos não são aconselhados, pois limitam os movimentos. O que causa tensão nas pernas e é um perigo em caso de necessidade de reações rápidas.
Pausas regulares – Se está a planear uma viagem mais longa, preocupe-se em fazer descansos regulares e saindo do lugar do condutor. Além de ser importante para evitar o cansaço e monotonia, faz bem à sua coluna.
O corpo humano não evoluiu, ao contrário de outros primatas, para estar muito tempo sentado na mesma posição. Por isso, pausas regulares para ir descansando são essenciais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um estudo revelado pela Citroën indicou que a má postura ao volante é uma das razões para as dores de pescoço que muitos sofrem. Existem alguns conselhos a seguir para ter uma boa posição no banco e evitar este problema, especialmente se vai fazer viagens mais prolongadas.

Uma investigação publicada pela Citroën revela que no Reino Unido existem 5,5 milhões de pessoas com dores na zona cervical, sendo a má posição ao volante um dos motivos para este incómodo sentido no pescoço. Destacando a sua abordagem inovadora ao conforto, através do sistema Advanced Comfort já integrado em modelos mais recentes, como os novos C4 Cactus e C3 Aircross, a marca ainda deixou alguns conselhos, que permitem aos automobilistas manter uma postura mais cómoda e saudável. Veja agora cinco práticas que pode adotar para evitar as dores de pescoço causadas por má postura ao volante.