Praticamente já deixou de ser novidade ver os SUV aprovados com a nota máxima do organismo que avalia a segurança na Europa, e o EuroNcap voltou a dar essa pontuação de cinco estrelas ao Range Rover Evoque e ao Citroën C5 Aircross. Esta entidade assinalou que estes resultados mostram como “os fabricantes estão empenhados e capazes de obter os mais altos rankings de segurança”, destacando nos dois SUV características como a travagem autónoma, vital para evitar embates em cidade, e manutenção de faixa, que garante maior proteção ao viajar em estradas com várias vias.
O modelo que a Turbo testou recentemente teve um excelente desempenho na bateria de testes do EuroNcap. Um dos destaques é a proteção conferida aos utentes mais vulneráveis do cenário de trânsito, com a travagem de emergência (que reconhece peões e ciclistas) e o capot ativo a revelarem-se essenciais para a nota obtida. Para as cinco estrelas também teve importância o que o EuroNcap designa como “uma performance sólida nas restantes áreas”.
Na sua versão base, que já contempla a câmara dianteira para diversos apoios ao condutor, o SUV gaulês alcançou as quatro estrelas. Mas o modelo vai ainda mais além quando surge com o pack de segurança disponibilizado pela marca, pois ao juntar o radar à referida câmara consegue melhorar a sua performance nos apoios de travagem para evitar acidentes com peões, ciclistas, operando tanto em perímetro urbano como “inter-urbano”.
Os resultados completos da avaliação ao Range Rover Evoque e ao Citroën C5 Aircross podem ser encontrados no site do EuroNcap