Como nasceu o nome Porsche 911?

a carregar vídeo

A pergunta mais histórica e procurada sobre a marca na internet tem agora resposta, através de um vídeo publicado pela Porsche. Tudo começa com um curioso pormenor que deu origem à mais famosa denominação de um desportivo…

A questão que mais vezes surge em relação à Porsche é precisamente porque o seu modelo mais emblemático, o 911, recebeu este nome. E a resposta tem tanto de curioso como de divertido. Tudo começa quando em 1963 a marca escolheu designar o seu novo desportivo como 901, mas é informada pela Peugeot de que a marca francesa tem o direito a todas as designações numéricas de três dígitos com o 0 no meio (ou seja, até ao 909). Como já estavam a ser produzidos os números para os desportivos, qual a solução?

Simples… Cortar o zero e passar o 901 para Porsche 911. Apesar disto levantar questões sobre o que fez a marca aos 0 que já tinha fabricado, e porque não optou apenas por trocar os dois últimos dígitos e escolher o 910 (que utilizaria a partir de 1966 na competição automóvel). Das 235 unidades do desportivo que foram fabricadas em 1964, com o início da produção a 14 de setembro, apenas nos primeiros 82 exemplares foi utilizada a designação 901. A intenção era que nenhum deixasse as instalações de Zuffenhausen com essa sigla, mas apesar de tudo alguns escaparam ao controlo e acabaram a circular nas estradas com a designação 901.