O primeiro fator a ter em conta é o custo do automóvel. Dentro do mesmo modelo à versão a gasolina será mais acessível que o Diesel. Mas qualquer um deles é mais barato que um elétrico, embora existam em vários países incentivos fiscais à compra de um modelo de zero emissões.
Custo de combustível
A Renault aponta para uma poupança de 20% na condução de um automóvel elétrico em relação a um modelo a combustão.
Uma viagem de 100km custará cerca de 3 euros em eletricidade, no caso de um motor a gasóleo custará cerca de 8 euros (num modelo que faça uma média de consumo na ordem dos 5l/100km)
Esta poupança pode ser ainda maior se carregar o carro durante a noite, nas chamadas horas de vazio em que o preço da eletricidade é mais barato.
O carregamento nos postos públicos são outra opção, que em Portugal é gratuito mas apenas até o final do mês de Outubro.
Manutenção
Em termos de manutenção a vantagem vai para os carros elétricos. Por não terem tantos componentes mecânicos que necessitam de muita manutenção, como a caixa de velocidades, embraiagem, velas de ignição, entre outros.
Os custos de manutenção baixam cerca de 25% em relação aos modelos a combustão.
O único custo de maior são as baterias, que são caras e podem ter de ser substituídas ao fim de uns anos. Por isso há marcas, como a Renault, que têm a opção de compra aluguer das baterias. Fica mais caro mensalmente, mas evita a preocupação do desgaste
Tendo em conta que o custo por quilómetro é menor, assim como os custos operacionais, quanto mais se andar com o carro mais rentável se torna.
É claro que o consumo e o desgaste do veículo depende sempre da forma como se conduz e dos terrenos por onde andamos.
Os gastos diários e nas idas à oficina são um tema sempre fulcral no momento de adquirir um carro. Esta é a comparação entre os custos de manutenção de um elétrico e dos motores “tradicionais”.
Não é só o preço do automóvel que temos de ter em conta quando procuramos o nosso próximo carro, é preciso olhar a longo prazo e perceber os custos inerentes à sua utilização, desde o combustível à manutenção. A primeira escolha a fazer é mesmo o tipo de motor que melhor se adequada às nossas necessidades, seja com motores de combustão ou elétricos. Será um carro elétrico mais económico a longo prazo? Até que ponto compensa optar por um elétrico? A Renault apresentou em França a comparação entre os custos de manutenção de um elétrico e dos motores “tradicionais”, num estudo cujas conclusões lhe mostramos agora.
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