A Volkswagen está a introduzir no mercado nacional a versão GTX, a unidade mais desportiva do seu elétrico ID.4.
Esta variante possui dois motores elétricos, um no eixo traseiro e outro no dianteiro, os quais debitam, juntos, uma potência máxima de 220 kW (299 cv).
O motor traseiro está disponível com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 310 Nm, enquanto à frente a potência é de 80 kW (109 cv) e 162 Nm.
Este ID.4 mais desportivo acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, um décimo de segundo mais rápido que o Golf GTI. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h e controlada eletronicamente.
Os dois motores são alimentados por uma bateria de 77 kWh, que é a opção de maior capacidade da linha, garantindo uma autonomia máxima de até 480 km.
FACE AO ID.4 DE TRAÇÃO TRASEIRA, A ALTURA DESTA VERSÃO GTX É REDUZIDA EM 15 MM, COM O OPCIONAL PACOTE SPORT.
O modelo mais desportivo da gama ID.4 está equipado com jantes de liga leve de 20 polegadas com o design exclusivo Ystad.
A configuração ID.4 GTX tem, de série, uma configuração mais desportiva do que a dos modelos ID.4 de tração traseira. O opcional pacote Sport inclui uma suspensão desportiva que reduz a altura da carroçaria em 15 mm, e direção progressiva.
Porquê GTX?
A sigla GTX designa o modelo mais desportivo da gama elétrica ID, sendo o equivalente ao GTI, GTE e GTD nos modelos com motores de combustão interna.De resto, ao ID.4 GTX seguir-se-ão outros modelos com esta nova sigla.
Ao todo, há cinco perfis de condução disponíveis: Eco, Comfort, Sport, Individual (não pacote Sport “Plus”) e Traction.
O modo Eco concentra-se na condução eficiente. O modo Comfort em alto grau de conforto de condução. O modo Individual oferece todas as opções adicionais de regulação do condutor: pode selecionar níveis intermédios entre conforto e desportivismo, ou tornar ambos os modos mais extremos.
O VW ID.4 GTX está a ser lançado em Portugal, com um preço a partir de 51.513 euros.
Recorde-se que o ID.4 no nível Pure (de acesso) custa 37.241 euros.