Publicidade Continue a leitura a seguir

A energia poupada com a valorização de um pneu usado

Publicidade Continue a leitura a seguir

Desde que em 2003 passou a intervir no mercado para recolher e tratar corretamente os pneus usados em Portugal, a Valorpneu já conseguiu, com a valorização ambiental deste equipamento, poupanças relevantes em termos energéticos.

Só em 2017, o benefício para o país resultante do consumo evitado de energia primária foi de 36.829 MJ/ton de pneus usados, tendo a poupança global de energia atingido os 2.994 TJ (TeraJoules).

A Valorpneu foi licenciada, pela primeira vez, em 7 de outubro de 2002, pelos Ministérios da Economia e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, como entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), o qual iniciou o seu funcionamento em 1 de Fevereiro de 2003.

Olhando para o panorama dos últimos quinze anos e numa altura em que os dados oficiais definitivos de 2018 ainda não são conhecidos publicamente, a quantidade de energia poupada por via da existência de um Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) é de 686.467 MJ/toneladas, em termos acumulados.

81.292 pneus recolhidos em 2017

Relativamente ao número de pneumáticos recolhidos pelos diversos operadores da rede Valorpneu, tivemos um total de 81.292 unidades, no ano 2017. Cerca de seis em cada dez pneus foram aproveitados para a reciclagem, sendo processados em granulado de borracha para serem transformados em vários produtos.

Um quarto dos pneus tratados pela Valorpneu foi utilizado como fonte de energia.

Interessante é que cerca de 15% dos pneus que chegam aos centros de receção da Valorpneu oriundos de lojas especializadas, oficinas, estações de serviço, entre outras, acabam ainda por ter uma segunda vida, seja numa reutilização (meio-piso) ou na forma de recauchutagem.

Este aumento do período de vida do pneu ou o seu encaminhamento energético de forma controlada revela-se benéfico para o Planeta, na medida em que ajuda a preservar os recursos e a reduzir eventuais contaminações do ambiente.

A infografia feita pelo Watts On resume algumas destas cifras.

Consumo de energia evitado pela gestão de pneus usados