Ariya, o crossover coupé elétrico da Nissan terá versão Performance

16/07/2020

A Nissan revelou a partir de Yokohama, Japão, o protótipo do seu próximo veículo elétrico, um crossover coupé de nome Ariya.

O modelo será global e a sua chegada ao mercado acontecerá em meados de 2021 no Japão, seguindo-se os EUA, Canadá e Europa no final de 2021.

Performance com 205 kW (274 cv)

O Ariya foi apresentado com uma autonomia estimada de até 500 km (ciclo WLTP) e para a Europa o crossover elétrico terá cinco versões, uma das quais Performance: 63 kWh (tração 4×2), 87 kWh (tração 4×2), e-4orce 87 kWh Performance (tração 4×4), e-4orce 87 kWh (tração 4×4) e e-4orce 63 kWh (tração 4×4).

[clique na imagem para ampliar]

A variante de 63 kWh tem um motor de 160 kW (214 cv) de potência e até 360 km de autonomia.

A versão de 87 kWh tem um motor de 178 kW (238 cv) de potência e até 500 km de alcance.

O e-4orce 87 kWh Performance possui um motor de 290 kW (cerca de 388 cv) e uma autonomia de até 400 km.

O e-4orce 87 kWh disponibiliza uma potência de 225 kW (301 cv) no seu motor elétrico e uma autonomia de até 460 km.

Por seu lado, o e-4orce 63 kWh possui um motor de 205 kW (274 cv) de potência e um alcance de até 340 km.

NA EUROPA ESTARÃO DISPONÍVEIS CINCO VERSÕES DO NISSAN ARIYA

O Ariya é o primeiro modelo de produção da marca nipónica a representar a nova identidade de marca da Nissan, espelhada num novo logótipo.

A Nissan refere que este concept abre “caminho para uma nova era automóvel onde a eletrificação, o acondicionamento otimizado da plataforma e a tecnologia de Inteligência Artificial (IA) totalmente integrada do automóvel irão passar a ser características de série”.

O Ariya é construído numa nova plataforma de automóvel elétrico, que será posteriormente utilizada noutros produtos da Aliança.

e-4orce

As versões com motor elétrico duplo irão incluir a tecnologia de controlo de tração integral mais avançada da Nissan, o e-4orce.

Nascido do historial da Nissan no desenvolvimento de veículos todo-o-terreno e de automóveis desportivos, “o e-4orce é o descendente espiritual do sistema ATTESA E-TS de divisão de binário do Nissan GT-R e do sistema 4X4 inteligente do Nissan Patrol”, explica o construtor.

No caso do e-4orce, a oscilação e os movimentos bruscos do automóvel são minimizados adicionando a travagem regenerativa do motor traseiro à habitual travagem regenerativa do motor dianteiro que conhecemos nos automóveis elétricos típicos.

O Ariya é o primeiro grande novo lançamento da Nissan na era pós-Ghosn.

A otimização da distribuição de binário dianteiro e traseiro permite que o sistema aplique o controlo de travagem independente a cada uma das quatro rodas para maximizar a aderência em curva gerada em cada uma delas e, desta forma, proporcionar trajetórias que seguem fielmente as intenções do condutor, com ajustes mínimos da direção.

“O Ariya é também muito rápido em linha reta, mas vai mais longe ao proporcionar desempenho de utilização máximo numa grande variedade de condições de condução, como numa estrada de montanha com neve ou em ruas citadinas molhadas”, diz Makoto Fukuda, especialista-chefe de desenvolvimento de produtos da Nissan.

O Nissan Ariya terá capacidade para rebocar até 1500 kg.

A bateria está localizada no piso do automóvel para assegurar um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso quase igual para a dianteira e a traseira.

Três modos de condução

Com três modos de condução – “Standard”, “Sport” e “Eco” (os modelos e-4orce incluem um modo adicional de “Neve”) – os condutores podem personalizar a sua experiência de condução de acordo com o ambiente que os rodeia.

De acordo com o construtor, o Ariya dispõe de uma otimizada capacidade de recuperação de energia, em parte, graças à funcionalidade de controlo térmico da bateria, que melhora constantemente a temperatura de funcionamento da bateria com arrefecimento por líquido.

Carregadores disponíveis

As versões de 63 kWh incluem um carregador de 7,4 kW para utilização doméstica, enquanto as versões de 87 kWh incluem um carregador trifásico de 22 kW para carregamento doméstico.

O Nissan Ariya pode também suportar carregamento rápido até 130 kW.

A marca indica que ao longo dos próximos meses, serão partilhados mais detalhes sobre a disponibilidade e preços do Ariya na Europa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.