Ford testa tecnologia “blockchain” com PHEV

18/10/2019

A Ford estendeu à cidade alemã de Colónia os testes que tem vindo a fazer com modelos seus Plug-In Hybrid (PHEV) na Europa.

O estudo, que já estava a ser efetuado com veículos idênticos nas ruas de Londres (Reino Unido) e de Valência (Espanha), tem como objetivo analisar com detalhe e demonstrar os benefícios, em mundo real, da utilização dos PHEV para o meio ambiente e para os próprios proprietários e operadores de veículos comerciais.

Cinco frotas municipais

Em parceria com cinco frotas municipais e com a cidade de Colónia, o processo envolve nove furgões Transit Custom Plug-In Hybrid e mais uma Tourneo Custom Plug-In Hybrid, de transporte de passageiros, que serão colocados em teste numa variedade de casos de aplicação real.

O conceito “Blockchain” (“Cadeia de Blocos”, em tradução literal) representa uma tecnologia de segurança de dados que sustenta algumas tecnologias digitais. Permite o registo permanente de dados, com certificação de data/hora, que são guardados em diferentes computadores e que cresce constantemente à medida que novos registos ou “blocos” são adicionados, criando uma “cadeia”. Já o “Geofencing” (“Cerca geográfica”, em tradução literal) permite a criação de um limite geográfico virtual, definido pela tecnologia GPS.

A Ford também irá investigar como as tecnologias de geofencing e de blockchain poderão ajudar a fazer o rastreio e aumentar, com precisão, o número de “quilómetros verdes” percorridos por veículos.

“A Ford está empenhada em oferecer veículos novos e ambientalmente mais sustentáveis que possam ajudar a enfrentar os desafios de mobilidade que as nossas cidades enfrentam”, refere Mark Harvey, diretor de mobilidade para veículos comerciais, da Ford Europa.

“Os testes com veículos eléctricos com tecnologia plug-in hybrid, que estamos a realizar com os nossos parceiros em Colónia, têm sustentação nos nossos programas de eletrificação que temos em curso noutros pontos da Europa, aproximando-nos de todos os nossos objetivos combinados em termos de qualidade do ar urbano”, assume Mark Harvey.

Em Colónia, como em outras cidades da Europa, estão a ser introduzidas zonas de baixas emissões, abordando-se os desafios inerentes à qualidade do ar nas mesmas, pretendendo-se, assim, desencorajar que os veículos mais poluentes as atravessem.

SEMPRE QUE UM PHEV EXPERIMENTAL ENTRA NUMA ZONA DEMARCADA É ATIVADO O SEU MODO DE ELÉTRICO.

Dez PHEV durante 12 meses em ensaios

Contudo, estas zonas podem apresentar dificuldades em termos de implementação e administração por parte das entidades competentes, e mesmo entre os condutores, na sua percepção de onde e quando existem restrições. É aqui que entram em equação os testes-piloto da Ford com as tecnologias de geofencing e de blockchain.

Cada uma das dez unidades PHEV que, durante 12 meses, estarão em testes em Colónia, estão equipadas com com um modem celular do sistema FordPass Connect, e um dispositivo do tipo plug-in que activa as capacidades do geofencing e do blockchain.

Ford Tourneo Custom PHEV

Sempre que um veículo experimental entra numa zona controlada, é imediatamente ativado o seu modo de elétrico, documentando-se os “quilómetros verdes” de condução com emissões zero. São registados o modo de emissões e o tempo que os veículos entram ou saem de uma zona controlada num bloco de distribuição seguro – um blockchain – garantindo o armazenamento dos dados das emissões e sua partilha, em segurança, com as partes relevantes, incluindo autoridades da cidade e os proprietários da viatura ou da frota.

Veículos adaptam-se às zonas

A tecnologia de geofencing dinâmica também significa que os veículos se podem adaptar, em tempo real, às alterações que se possam fazer nas zonas de emissões zero. Por exemplo, no futuro, as cidades poderão optar por ajustar as áreas controladas ou criar novas zonas, tendo como base as condições meteorológicas ou outras circunstâncias ambientais. Os PHEV conectados poderão, assim, mudar automaticamente para o modo de baixas emissões sempre que entrarem nessas zonas, entretanto actualizadas.

Os testes da Ford em Londres já demonstraram como os PHEV representam uma solução abrangente para os proprietários de veículos comerciais em cidades com zonas de baixas emissões. As variantes PHEV das Ford Transit Custom e Tourneo Custom ali usadas podem operar em modo 100% elétrico e zero emissões, tendo uma autonomia de 56 e de 53 km, respectivamente (valores NEDC). As deslocações maiores entre cidades são suportadas por um motor a gasolina Ford EcoBoost de 1,0 litros, que procede ao carregamento das baterias, aumentando a autonomia global dos veículos para lá dos 500 km (NEDC).

O projecto tem ainda como objectivo integrar a Ford como parceiro oficial da SmartCity Cologne. Iniciado pela Cidade de Colónia e pela RheinEnergie AG, fornecedor regional de energia, o projecto SmartCity Cologne traduz-se numa plataforma cooperativa para parceiros de toda a região, realizando testes-piloto a tecnologias e serviços que promovam a protecção ambiental e a transição energética.

Colónia quer ser livre de emissões

“Colónia manterá o seu impulso no futuro. E será livre de emissões”, disse Henriette Reker, presidente da câmara da cidade de Colónia. “Transformar as frotas da cidade e usar veículos ambientalmente justos é uma questão de alta prioridade para nós. Afinal, se não seguirmos as nossas próprias diretrizes, por que deverão os nossos cidadãos de seguir? Seguiremos consistentemente nessa decisão de melhorar a qualidade do ar e a qualidade de vida na nossa cidade. O nosso objetivo é alcançar a melhor solução possível para a mobilidade ecológica em todas as áreas”.