Gaia Eco Rally encerra Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO

13/12/2023

O Gaia Eco Rally, sétima e última etapa do “Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO”, terminou em Vila Nova de Gaia com a vitória da dupla Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo que confirmaram, deste modo, o título obtido na prova anterior.

 

Numa prova extremamente disputada, e em que as equipas que lutavam pela 2.ª e 3.ª posições do Campeonato andaram em permanente troca de lugares (o primeiro lugar para Eduardo Carpinteiro Albino (Condutores) e José Carlos Figueiredo (Navegadores), num Kia Niro EV, foi alcançado na penúltima etapa), acabaram por ser Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em Hyundai Ionic 5, que, com o segundo lugar alcançado no Gaia Eco Rally, conquistaram também idênticas posições no Campeonato de Portugal, em Condutores e Navegadores, respetivamente.

Os irmãos Rodolfo Serrano/Andreia Serrano, em Tesla Model 3, fecharam o pódio do Gaia Eco Rally, tendo o quarto e o quinto lugares desta prova sido ocupados por Hugo Batista/Ivo Miguel Tavares, em Tesla Model X e Nuno Serrano/Alexandre Berardo, em Kia Niro EV.

Em face destas classificações, Hugo Batista alcançou o terceiro lugar em Condutores no Campeonato de Portugal e Alexandre Berardo idêntica posição, mas em Navegadores.

O galardão para a melhor equipa feminina no Gaia Eco Rally foi conquistado por Paula Joaquim/Sofia Escarigo, conduzindo um Tesla Model S 85D.
O Gaia Eco Rally teve nos três primeiros lugares as duplas Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, seguidas de Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em segundo, e Rodolfo Serrano/Andreia Serrano, em terceiro.

Na vertente da competição de Eficiência Energética do Gaia Eco Rally, Nuno Geada e Sofia Geada, em Mini Cooper SE, foram os que melhor uso fizeram da energia disponível na sua viatura.

Com a disputa da última etapa do campeonato, foi possível apurar, também, os vencedores provisórios nacionais da Taça da Eficiência Energética, que foram João Gonçalves e Pedro Condessa, em BMW i3S.

Os campeões da eficiência energética, João Gonçalves e Pedro Condessa, sublinharam a sua satisfação “com o resultado e com a importância da mobilidade elétrica e da forma como as provas automobilísticas com viaturas do dia a dia podem servir para sensibilizar pessoas para a sua utilização. Quanto ao campeonato, e sobretudo no que respeita à eficiência energética, regozijamo-nos com a evolução que esta vertente tem vindo a mostrar de prova em prova e esperamos que em 2024, e fruto da aprendizagem com estes anos, seja ainda melhor”.

Nesta etapa, os participantes disputaram ainda, extra-campeonato, a “Gaia Street Stage”, que foi ganha por Henrique Sanchez/Bruno Fonseca, em Byd ATT03.

“Entendimento entre condutor e navegador foram fundamentais”

Sobre que balanço faz da sua participação no Campeonato Portugal de Novas Energias, Eduardo Carpinteiro Albino, Campeão 2023, refere que “a competitividade do Campeonato tem aumentado muito e isso é um aspeto que temos de enaltecer e esperar que continue a crescer. Quanto a nós, o espírito de equipa e a interligação e confiança absoluta no trabalho do navegador José Carlos Figueiredo, que esteve excecional em todas as etapas, foram fundamentais para o resultado e para as vitórias alcançadas, em particular no campeonato que este ano teve etapas com fortes exigências de navegação.”

Já o navegador campeão, José Carlos Figueiredo, destaca que “a prova correu de feição e esta capacidade de comunicação e entendimento entre condutor e navegador foram fundamentais, tanto para vencer o Gaia Eco Rally, como, especialmente, o Campeonato de Portugal.”

OS TRÊS PRIMEIROS LUGARES DO “CAMPEONATO DE PORTUGAL DE NOVAS ENERGIAS-PRIO”, EM CONDUTORES FORAM PARA EDUARDO CARPINTEIRO ALBINO (CAMPEÃO DE PORTUGAL 2023), PEDRO MORAIS E HUGO BATISTA.

EM NAVEGADORES, AS TRÊS PRIMEIRAS POSIÇÕES DO CAMPEONATO 2023 FORAM PARA JOSÉ CARLOS FIGUEIREDO (CAMPEÃO DE PORTUGAL 2023), SEGUIDO DE SÍLVIA COUTINHO E ALEXANDRE BERARDO.

Paulo Almeida, responsável pelo “Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO”, refere que “o caminho para o futuro da mobilidade sustentada já está assegurada e saiu reforçada com a integração de uma segunda prova portuguesa no Campeonato FIA. O facto de termos sido considerados o mais forte campeonato de novas energias na europa mostra-nos que estamos no bom caminho, mas aumenta, também, as nossas responsabilidades para o próximo campeonato que já estamos a trabalhar e a melhorar.”

Chega, assim, ao fim a edição 2023 do único campeonato automóvel em Portugal que alia o desporto às preocupações ambientais, ajudando, através da competição automobilística, a sensibilizar a sociedade civil para a importância da temática das energias não poluentes.

“Para a Prio, continua a fazer muito sentido apostar neste evento desportivo”

Carlos Ferraz, diretor de Mobilidade Elétrica da PRIO, faz um balanço positivo e avança que “a Prio está muito satisfeita com a forma como o Campeonato de Portugal de Novas Energias se tem sabido afirmar, nacional e internacionalmente. Para a empresa, continua a fazer muito sentido apostar neste evento desportivo que acompanha de perto a estratégia que temos delineada para apoiar as iniciativas que promovem a transição energética e que, neste caso, para além disso, aliam a sã convivência do desporto à mobilidade sustentável. Hoje, a PRIO está duplamente satisfeita porquanto, além do inegável sucesso de que se revestiu esta aposta no Campeonato de Portugal, também a equipa ‘Kia – ACP Electric – PRIO’ alcançou o primeiro lugar no Campeonato Nacional por Equipas e viu uma das suas equipas sagrar-se campeã, tanto em Condutores, como em Navegadores.”