Tal como as versões a combustão Vito e Classe V, as propostas EQV e eVito Tourer têm semelhanças, embora com uma abordagem diferente.
Assim, o EQV é o furgão de passageiros “bandeira” da marca, com uma aposta no luxo.
Por seu lado, o eVito Tourer é a variante elétrica do prático Mercedes-Benz Vito Tourer, estando mais vocacionado para o transporte profissional de passageiros.
O EQV garante uma lotação para oito pessoas para permitir maior habitabilidade e desafogo e um ambiente mais premium.
A eVito Tourer tem lotação de nove lugares.Precisamente pelo seu enquadramento mais “premium”, o EQV inclui o assistente virtual MBUX – Mercedes-Benz User Experience (semelhante à Siri da Apple ou ao Google Assistant) e o menu EQ (próprio da marca de elétricos da Mercedes-Benz, tal como o SUV EQC).
“Isto não significa, porém, que não haja tecnologia na eVito Tourer, como sejam o aquecimento do banco do condutor e vários sistemas de assistência e de segurança, como o Active Brake Assist, Attention Assist, Luzes de Circulação Automáticas ou o Cruise Control. O EQV, porém, além do já referido MBUX, adiciona-lhe outros “mimos” de topo de gama, como o ar condicionado independente na traseira, assistente de estacionamento, assistente de faixa de rodagem e, entre outros, informações de trânsito”, refere a marca alemã.
Os modelos estão disponíveis em duas variantes de carroçaria, com comprimento Standard (5140 mm) e Longo (5370 mm).
Autonomias até 358 km
Mercedes eVito Tourer e EQV têm tração dianteira e uma potência de até 150 kW (204 cv).
O carregamento é realizado através da tomada de carregamento CCS.
Com wallbox ou num posto de carregamento público (carregamento em corrente alternada, potência máxima de 11 kW), o tempo de carregamento é inferior a 10 horas para carregar a 100%.
A tomada também permite carregar a eVito Tourer com corrente contínua (CC), pelo que o carregamento de 110 kW (disponível de série no EQV e em opção na eVito Tourer, sendo que os postos rápidos da rede pública portuguesa Mobi.e são, para já, de 50 kW), permite carregar a bateria de 10% até 80% em aproximadamente 45 minutos.
Num carregamento de 50 kW (a variante que é oferecida de série na eVito Tourer e que é a potência dos carregadores rápidos da Mobi.e), leva a carga da bateria de 10% até 80% demora 1h20m.
Quanto a preços, os valores de tabela sem extras adicionais aos de série (e com IVA incluído) são os seguintes:
• EQV 300 Standard – 78.608,50€
• EQV 300 Longo – 79.592,50€
• eVito Tourer Standard – 72.089,50€
• eVito Tourer Longo – 73.688,50€