Esta nova localização situada no North Sea Port, em Ghent, resulta de uma colaboração entre a Volvo Cars, a empresa de navegação DFDS e a operadora ferroviária Lineas.
Através de uma integração mais eficiente de três tipos diferentes de transportes (barco, comboio e camião) as três empresas conseguiram reduzir em cerca de 30% o tempo de entrega de automóveis entre a fábrica e o destino final.
A Volvo Cars converteu um local de armazenamento da DFDS num novo terminal V6 (COM 52.469 m2) próximo da doca Mercatordok que é agora o centro logístico para o transporte de automóveis da marca no Porto de Ghent.“Uma das ambições da Volvo Cars é tornar-se uma empresa ambientalmente neutra. Do ponto de vista logístico, organizámos os nossos processos de transporte da forma mais otimizada e eficiente possível, tendo como ponto de partida o conceito de ‘zero desperdício’. Adotámos uma abordagem multimodal, mantendo os custos, as emissões de CO2 e o número de movimentos de transporte tão limitados quanto possível, garantindo a integração com o resto da rede de logística da Volvo Cars, incluindo as nossas fábricas e os nossos portos. Graças à colaboração com a DFDS e a Lineas, conseguimos aqui um fluxo multimodal ideal” – Martin Corner – Supply Chain Logistics – Volvo Cars
Este novo terminal, faz parte da estratégia da Volvo Cars em conseguir operar de forma mais rápida, económica e sustentável não só na produção, mas também na logística.
Ao reforçar algum do transporte por intermédio da ferrovia em detrimento dos camiões, o impacto ambiental diminui e os automóveis chegam ao destino final mais rapidamente. A integração dos vários tipos de transporte centralizados num único local torna este terminal um exemplo de multimodalidade eficiente.
Com este novo terminal, a Volvo consegue retirar cerca de 5.000 transportes anuais por camião.
NOVA PLATAFORMA REDUZ EM CERCA DE 30%, O TEMPO DE ENTREGA DE VEÍCULOS ENTRE A FÁBRICA E O DESTINO FINAL.
COM ESTE NOVO TERMINAL, A VOLVO CONSEGUE RETIRAR CERCA DE 5.000 TRANSPORTES ANUAIS POR CAMIÃO.