Um milhão de passageiros já viajou no Metro de Lisboa com pagamento contactless

31/01/2024

A UNICRE, instituição financeira especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e soluções de pagamentos, anunciou terem sido atingidas mais de um milhão de transações realizadas no Metropolitano de Lisboa com recurso à nova modalidade de pagamento contactless em validadores.

 

Lançado em junho de 2023, o project EMV do Metro de Lisboa (EMV – Europay Mastercard and Visa), em parceria com a UNICRE e a Visa, veio romper com o tradicional modelo de compra prévia de título de viagem, permitindo que os passageiros ocasionais usufruam de toda a rede do Metro de Lisboa de forma rápida, simples e segura, utilizando apenas um cartão de débito ou crédito, smartphone ou smartwatch com tecnologia contactless nos canais de validação.

Mas, afinal, quem é que está a utilizar esta solução de pagamento contactless, desde que foi introduzida pelo Metro? A UNICRE esclarece que, entre junho de 2023 e janeiro de 2024, as operações através do pagamento contactless, que acompanha as últimas tendências tecnológicas na área da bilhética, têm sido realizadas em mais de 60% por cidadãos nacionais e os restantes por estrangeiros.

Dados que, segundo Fernando Carvalho, Administrador da UNICRE, comprovam “a premência de disponibilizarmos no mercado soluções de pagamentos que acompanhem as necessidades dos consumidores. Enquanto instituição especialista na gestão e disponibilização de serviços de crédito e pagamentos não podíamos estar mais satisfeitos por assistir a esta reciprocidade dos utilizadores e, principalmente, por ver as nossas soluções a serem aplicadas para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Face ao crescimento do número de utilizadores de tecnologia contactless em Portugal, era fundamental acompanharmos esta tendência e disponibilizamos soluções de pagamentos mais rápidas e cómodas que permitem simplificar o dia a dia dos utilizadores, neste caso os passageiros ocasionais nacionais ou internacionais”.

Expansão de sistema

“Reconhecendo o forte potencial desta tipologia de soluções, na UNICRE estamos a avaliar a possibilidade de expandir esta inovação a novas geografias e em diferentes tipos de transportes públicos, com o objetivo de tornar o acesso da população a estas infraestruturas cada vez mais fácil, rápido e cómodo”, conclui Fernando Carvalho.

Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa em Portugal, acrescenta que “estes números destacam a importância desta solução de pagamento para a cidade de Lisboa, uma vez que serve tanto residentes como turistas. Através da tecnologia Visa e em parceria com o Metro de Lisboa e a Unicre, estamos a contribuir, por meio de pagamentos digitais, para tornar os transportes públicos mais eficientes e atrativos e, ao mesmo tempo, ajudamos a criar uma cidade mais ecológica.”

Vítor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, afirma que “quando celebramos esta parceria, no verão de 2023, o objetivo foi mudar a vida de quem utiliza o Metropolitano, facilitar o acesso a todos os nossos clientes, assim como reduzir substancialmente a utilização de papel, contribuindo para descarbonização e sustentabilidade ambiental. Este marco foi atingido, em especial através da utilização de passageiros nacionais, o que confirma que o sistema realmente está a tornar a mobilidade mais inteligente e cómoda no uso do transporte público na Área Metropolitana de Lisboa”.