Nessa equipa já está o atual chefe do Projeto Titan, Doug Field, que esteve ligado ao desenvolvimento e produção do elétrico Tesla Model 3.
O Business Insider Deutschland (Alemanha) relatou que a Apple contratou também o vice-presidente de desenvolvimento de chassis da Porsche, Manfred Harrer.
Deste modo, a contração de Kranz é mais um sinal de que a Apple pretende mesmo ter uma presença no mundo automóvel (e inevitavelmente, elétrico), tal como outros players do universo das telecomunicações concorrentes da Apple, caso de Xiaomi e Huawei.
Kranz tem a particularidade de ter sido também cofundador da startup de veículos elétricos, Canoo, a qual desenvolveu uma nova plataforma para veículos elétricos e assinou um acordo de fornecimento com o Grupo Hyundai.
Segundo a Bloomberg, que cita fontes internas da Apple, Kranz deixou a Canoo em abril e assumiu o seu novo cargo na Califórnia “nas últimas semanas”.O programa de um automóvel elétrico Apple parece, assim, ganhar dimensão – essa parece ser, em rigor, a grande tónica, dado que aquilo que se desconhece de momento sobre o projeto é mais do que aquilo que se sabe.
Possíveis parceiros da Apple
Cenário plausível é que a Apple venha a entregar a terceiros a produção do seu automóvel, havendo alguns interlocutores que parecem estar mais na linha da frente das possíveis escolhas.
Um desses é o grupo industrial Foxconn, de Taiwan. que já é a principal parceira da Apple na produção dos iPhone. Apesar das relações terem, ultimamente, esfriado, entre Apple e Foxconn (devido a questões relacionadas com a discrepância de margens de lucro), o facto é que a Foxcoon formou uma joint venture 50-50 com o fabricante automóvel Geely que pode ser aliciante explorar por parte da empresa de telecomunicações americana.
Outra hipótese é a Magna que, há pouco, estabeleceu um acordo com a LG para fabricar motores para veículos elétricos.
E as baterias?
Ainda de acordo com as notícias disponíveis, as chinesas Contemporary Amperex Technology (CATL – que fornece a Tesla) e a BYD são, nesta fase, as mais prováveis fornecedoras das baterias dessse modelo, não sendo de descartar, neste momento, a hipótese da empresa norte-americana apostar nas suas próprias baterias.
Algo que tem sido aventado é que, com o intuito de conseguir packs de baterias mais baratas, a Apple estaria inclinada a optar por baterias de lítio ferrofosfato (LiFePO4), em vez de cobalto e níquel.
Considerando a atual “guerra” comercial entre China e EUA, uma das condições, alegadamente, imposta pela Apple poderá complicar um entendimento com a CATL e a BYD que é a construção de fábricas destes fornecedores de baterias em território norte-americano.
Quando chegará este Apple Car?
Além de 100% elétrico, o modelo da Apple terá também um elevado nível de automação (mas não será autónomo, ao invés do que chegou a ser equacionado), segundo algumas fontes.
Qual será o segmento?
Quanto à forma ou ao segmento do Apple Car é outra incógnita. Alguns estilistas independentes têm dado asas à imaginação e criado os traços de possíveis automóveis elétricos Apple.
É o caso do designer Jan Peisert, da Peisert Design, que concebeu um SUV para a Apple e que usamos para ilustrar este artigo.