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10 tecnologias que o seu carro vai ter

Rede WiFI e conectividade LTE 4G: São cada vez mais as marcas que começam já a apostar neste tipo de tecnologias para os seus modelos, como são os casos da Audi e da Opel, esta última com o seu assistente polivalente OnStar. Contudo, se a rede wireless começa a ser mais comum, é também necessário assinar um pacote de dados associado, o que basicamente torna o seu carro num hotspot com conexão para diversos aparelhos.
Comandos por voz: Mais uma tecnologia que sugere inspiração de filmes sci-fi, mas que é bem real. Os comandos por voz permitem aceder a sistemas de forma quase natural, mas também escrever mensagens de texto ou e-mails. A Ford, por exemplo, conta com o seu sistema SYNC3 de nova geração com funcionalidade de comando por voz.
Head-up display/painel digital: Qualquer uma destas tecnologias visa tornar a tarefa do condutor mais simples. O head-up display, derivado da aeronáutica militar, torna desnecessário que o condutor desvie o olhar da estrada, apresentando as informações essenciais à sua frente numa pequena lamela ou no para-brisas. O painel digital, como o do Grupo Volkswagen ou da Mercedes-Benz, apresenta os dados num ambiente personalizável e completo.
Comandos por gestos: A Volkswagen é a mais recente a apresentar uma funcionalidade de comando por gestos para o seu novo Golf, mas não é a única. O comando por gestos permite, de forma simples, alternar entre sistemas e pedidos para o sistema de infoentretenimento ou de climatização do veículo.
Apple CarPlay ou Android Auto: Na luta entre os dois gigantes da informática, o automóvel também é peça fundamental. A compatibilidade de aplicações dos smartphones com estes dois sistemas operativos permite apresentar funcionalidades diversas no sistema de infoentretenimento do veículo, sendo assim mais seguro.
Carregamento por indução: Carregar os smartphones por indução é uma forma cada vez mais em voga de ter sempre a bateria do dispositivo cheia. Contudo, nem todas os fabricantes de automóveis apostam ainda nesta tecnologia e os terminais que o permitem exigem compatibilidade e não constituem uma lista muito extensa.
Comunicação entre veículos: Na senda da conectividade avançada, os veículos poderão comunicar entre si e alertar o condutor para eventuais perigos adiante. A comunicação com as infraestruturas está também nos planos dos construtores, sendo até um passo fundamental na autonomização da condução.
Câmaras de marcha-atrás: Esta tecnologia é bem mais contemporânea e simples de montar, surgindo em associação com os radares de estacionamento para tornar as manobras de marcha-atrás bem mais seguras. Uma pequena câmara traseira mostra o que está atrás no ecrã de infoentretenimento ou no espelho retrovisor.
Conectividade Bluetooth: É uma característica que muitos dos modelos já apresentam hoje, permitindo a conexão aos smartphones e outros aparelhos. Graças a isso, é possível, por exemplo, fazer streaming de áudio do smartphone para o sistema de infoentretenimento ou, no futuro, permitir uma maior integração entre o telemóvel e o veículo, servindo, por exemplo, de chave digital partilhável, algo em que a Volvo se encontra a trabalhar.
Sistemas de segurança: Travagem automática em cidade, deteção de veículos no ângulo morto, assistente traseiro de cruzamento de tráfego, cruise control adaptativo ou estacionamento automático são funções de grande importância e que os veículos nos próximos anos deverão adotar. O sistema de paragem automática de emergência em cidade é verdadeiramente uma mais-valia.

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A tecnologia avança a um ritmo vertiginoso e a indústria automóvel apresta-se a adotar muitos desses progressos para os seus novos modelos. Os sistemas de assistência à condução e de segurança são já uma realidade e cada vez mais disseminados numa larga faixa de modelos, pelo que devem estar na lista de itens a considerar no momento de comprar um carro novo. Mas não são as únicas opções a ter em conta.

Fique a conhecer quais as tecnologias que deverão estar no seu carro dentro de alguns anos no momento de passar o cheque num concessionário ou, futuramente, numa compra online, sendo esta também já uma tendência do futuro.