Pesquisadores da Universidade da Columbia estão a desenvolver um sistema de auriculares inteligentes que alertam os peões para o perigo de atropelamento.

Segundo dados da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP), mais de 15% dos peões na cidade Lisboa atravessam as estradas distraídos com o telemóvel, totalmente indiferentes ao que se passa à sua volta, boa parte destes a utilizar auriculares ou auscultadores, para falar, consultar redes sociais ou a ouvir música. E o fenómeno não para de aumentar. Nos Estados Unidos, nos últimos sete anos, o número de óbitos causados por atropelamento em que as vítimas caminhavam a olhar para os smartphones e com auriculares nos ouvidos, triplicou!

E é precisamente para contrariar este efeito negativo da democratização das tecnologias nos hábitos dos utilizadores da via pública, que uma equipa de engenheiros do Instituto de Ciências e Informação da Universidade Columbia, nos EUA, está a desenvolver um novo tipo de auricular inteligente, que é capaz de alertar os peões em caso de perigo.

O sistema utiliza minúsculos microfones e processadores inteligentes de sinais, que detetam a aproximação de veículos, lançando um alerta sonoro diretamente no ouvido utilizador.

O projeto, ainda em fase de protótipo, já está a ser testado em Nova Iorque, já depois de ter recebido um prémio pela Fundação Nacional de Ciência, em 2017, no de 1,2 milhões de dólares, para garantir o seu desenvolvimento.

A complexidade da tecnologia e a escala muito reduzida do aparelho não são os únicos desafios, segundo os responsáveis a participação de especialistas em psicologia é fundamental para estudar a forma como as pessoas reagem aos avisos, maximizando a sua eficácia. “Esperamos que, uma vez pronta, a tecnologia possa ser comercializada e produzida em massa, para ajudar a reduzir as fatalidades com pedestres nas cidades”, afirmou Fred Jiang, um dos especialistas envolvidos no projeto.