M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Como é que programas de televisão como o Top Gear ou estúdios de filmes como Velocidade Furiosa conseguem filmar cenas realistas de alta velocidade com carros lado a lado? Muito simples, a câmara que está a recolher imagens também vai a alta velocidade. É para isso que existem empresas que fazem conversões em carros desportivos para poderem circular com câmaras montadas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

É o caso da IDO Aerials, que modificou um Lamborghini Huracan LP610-4 para esta captação de imagens. Este é um carro que custa, em Portugal, quase 265 mil euros novo. A modificação é bastante simples, e consiste simplesmente em remover a tampa da bagageira, afixar uma base imóvel e acoplar a câmara. O peso adicional da câmara é compensado pelo motor na parte traseira.

Para os aficionados do cinema, a IDO Aerials escolheu uma câmara Red Epic 8K, montada numa base da Gyro Stabilized Systems. Mesmo com a câmara montada, o Huracan consegue atingir velocidades em curva superiores a SUV de alta performance (como Porsche Cayenne ou Mercedes-AMG GLE) normalmente usados nestas filmagens.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.