M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Construir casas com uma impressora 3D está na moda, e já não é preciso recorrer a start-ups e projetos universitários, pois até mesmo os grandes estúdios de arquitetos querem começar a fazê-lo. É o caso de Massimo Locatelli e da CLS, um das firmas de arquitetura mais requisitadas em Milão, que construíram a 3D Housing 05 em 48 horas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A ideia era mostrar que era possível construir uma casa depressa e sem desperdícios. O local escolhido foi a praça Cesare Beccaria, uma zona modernizada no centro histórico de Milão, com os materiais de construção feitos no local por um robô equipado com uma impressora 3D da CyBe, utilizando um cimento de secagem rápida, que assenta em cinco minutos e fica completamente seco em 24 horas, em vez do tempo tradicional de um mês.

A casa consiste em quatro divisões (sala, quarto, cozinha e casa de banho) com paredes curvas, feitas com 35 módulos, e a estrutura final rodeada por canteiros com plantas, ocupando uma área total de 100 metros quadrados. O arquiteto Locatelli quer mostrar que é possível construir casas depressa, por um preço barato e com impacto ambiental mínimo.

Pode ver todo o processo de construção no vídeo, na sexta imagem da galeria.