M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O vento gera energia. Os carros consomem energia. Mas os carros também fazem vento, quando passam muito depressa. E se pudéssemos usar esse vento para transformá-lo em eletricidade. É essa a premissa da Enlil, uma turbina de vento de pequenas dimensões, que pode ser montada em estradas e auto-estradas, e que pode ser usada para gerar eletricidade para vários equipamentos, e até mesmo para uso caseiro.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta nova proposta para gerar energia foi criada pela Deveci Tech, uma startup de origem turca, especializada no desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis em ambientes específicos. É o caso da Enlil, cuja turbina tem pás montadas verticalmente, e embora tenha dimensões bastante compactas, consegue gerar 1 kWh só com o vento, suficiente para dar eletricidade a uma casa. Quando não estiverem carros a passar, também pode ser equipada com um painel solar, no topo. Mas a presença de vários destes aparelhos numa estrada com movimento constante vai ser suficiente para fornecer eletricidade a várias estruturas circundantes, incluindo casas, obras ou serviços públicos.

Além da turbina para gerar eletricidade, também está equipada com sensores para medir o dióxido de carbono na atmosfera e um detetor de vibrações que pode indicar a presença iminente de um tremor de terra. Assim, os seus dados podem estar ligados à internet das coisas, podendo ser usados para mais do que simplesmente ligar as luzes da sua casa. Além de a montar numa estrada, a Enlil também é compacta o suficiente para ser colocada em parques, à beira-mar ou em telhados, sem impacto arquitetónico