M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Por mais compacto que seja, um drone é demasiado volumoso para funcionar dentro de casa. Além do mais, qualquer descuido nos comandos, e vai ter uma máquina voadora a embater a toda a velocidade contra uma parede. Mas isso não chegou para demover Kazuhiko Yamanaka, que se fartou de mover os seus candeeiros quando precisava de luz num sítio específico da casa e resolveu transformar um drone num candeeiro voador.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Yamanaka é um designer e inventor, procurando dar novas funções a vulgares objetos caseiros. Neste caso, um drone de quatro hélices foi dotado de sensores, para detetar a sua aproximação a obstáculos e objetos imóveis, e pode ser integrado com qualquer design que use luzes LED. O candeeiro voador move-se sozinho, e é capaz de detetar a presença de mesas que são usadas como plataforma de lançamento e de aterragem. Mas também pode levantar voo e aterrar no chão.

Os sensores precisam de ser recalibrados cada vez que o candeeiro voador de Yamanaka tem um novo estilo de candeeiro. Mas sempre que estiver no ar, é capaz de seguir os movimentos de uma pessoa, providenciando a iluminação ideal. E caso não precise de andar com a luz caseira de um lado para o outro, também funciona como um candeeiro normal. Kazuhiko Yamanaka tem vários clientes na área do mobiliário para quem faz designs, mas ainda não tem planos para comercializar o seu candeeiro voador.