M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A mais recente geração de carregadores rápidos para carros elétricos está pronta para chegar à Europa. Estes novos carregadores vão fazer parte da rede pan-europeia Ionity, que vai estar disponível em vários países e que vai poder fornecer a uma automóvel energia suficiente para percorrer 150 km com uma única carga, ou cerca de uma semana em utilização primariamente citadina. Para isso, um automóvel elétrico só precisa de estar ligado à corrente durante cerca de cinco minutos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Estes novos carregadores são construídos na Austrália pela Tritium, que já instalou 12 novos postos capazes de carregar uma bateria com uma capacidade de 350 kW. Estes 12 carregadores entraram em funcionamento numa auto-estrada da Alemanha, mas fazem parte de uma rede de 400, que vão estar instalados em auto-estradas um pouco por toda a Europa. Estes carregadores de alta velocidade vão poder funcionar com uma carga máxima de 475 kW, mais 30 por cento do funcionamento inicial.

Estes novos postos de carregamento são mais compactos do que sistemas atuais mais lentos, pelo que a sua instalação futura será mais fácil. Também vão ser mais fáceis de usar por qualquer utilizador de carros elétricos, já que o sistema é compatível com quase todas as marcas disponíveis no mercado europeu. Também usa um inovador sistema de refrigeração, que permite reduzir a pegada ecológica em 50 a 75 por cento.

A Tritium também foi escolhida para fornecer as próximas 100 estações de carregamento de energia da rede Ionity. Cada estação vai ter pontos de contacto para poder carregar até seis carros elétricos ao mesmo tempo. Estes novos carregadores vão ser colocados na Alemanha, França, Reino Unido, Noruega e Suécia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.