M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Ainda não há nenhuma data anunciada para a partida da primeira missão pilotada a Marte. Mas quando isso acontecer todos os detalhes vão ter sido considerados de antemão. Afinal, o que fariam os astronautas se chegassem ao planeta vermelho, onde a atmosfera é hostil e o solo estéril? Quando chegarem a Marte, vão precisar de construir uma casa depressa, é por isso que a NASA revelou os vencedores da mais recente fase da competição 3D-Printed Habitat Challenge, para construir uma estrutura em impressora 3D.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Nesta fase, os participantes tiveram que construir um modelo virtual em três dimensões de uma colónia completamente funcional. A bolsa de prémios de 100 mil dólares foi distribuída pelos três primeiros classificados, com o primeiro lugar a ficar para a equipa SEArch+/Apis Cor, seguida da Zopherus e da Mars Incubator. A primeira criou uma estrutura que pode ser reforçada constantemente à medida que é expandida, a segunda mostrou como um Mars Rover pode ser usado para construir uma estrutura e mover-se para outro local, e o terceiro lugar mostrou como um grupo de engenheiros e artistas podia criar uma estrutura conectada habitável. A galeria de imagens mostra uma imagem digital seguida de um vídeo do processo de construção, para os três vencedores.

Agora falta apenas a fase final do 3D-Printed Habitat Challenge, que vai ter lugar entre 1 e 4 de maio. Aqui onde os 11 participantes neste concurso da NASA vão ter que construir uma estrutura à escala, com uma impressora 3D, no mundo real. Os vencedores vão partilhar uma bolsa de prémios de 800 mil dólares, acumulando com prémios monetários conquistados em fases anteriores do concurso. O resultado final vai ser apresentado ao mundo em maio num evento aberto ao público, na cidade de Peoria, a duas horas e meia de viagem de Chicago.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.