O bailado mecânico do novo robot de pintura da Dürr na linha de montagem da Volkswagen é um espetáculo dentro do espetáculo.

Recorrendo a um complexo sistema de sete eixos, e com um nome de código difícil, o EcoRP E043i chega com facilidade e precisão cirúrgica onde a mão humana só chegaria com esforço. O equipamento que permite pintar os interiores das carroçarias dos veículos em tempo recorde, no vídeo a operar numa unidade de acabamento na fábrica da VW em Wolfsburg, na Alemanha, será utilizada também para a pintura de modelos da General Motors, nas novas instalações da marca em Changwon, na Coreia do Sul.

O construtor americano tem em marcha um ambicioso projeto que prevê a construção de um novo laboratório de referência formado por 78 robots como este, de terceira geração. A estreia das novas instalações está prevista para 2021, no arranque da produção do novo Chevrolet Spark.

Os robots de terceira geração da Dürr utilizam tecnologia de ponta e integram um dispositivo de autolimpeza a permitir trocar de cor a cada 15 segundos, evitando desperdícios e o consumo desnecessário de produtos detergentes.

A nova fábrica de Changwon inclui uma linha de montagem de três niveles e duas linhas de pintura, com capacidade para finalizar 60 veículos por hora.