FOTO Lyft
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora os serviços de partilha de automóvel, como a Uber e a Lyft, sejam usados como um incentivo para a redução do tráfego nas cidades, a verdade é que estas plataformas estão a fazer precisamente o contrário, aumentando a quantidade de carros na estrada. É este o resultado de uma pesquisa feita pela Universidade do Colorado/Denver, nos Estados Unidos, que indica que o tráfego praticamente duplica com a presença destes serviços.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este estudo, feito pelo investigador Alejandro Haneo e publicado no jornal científico Journal of Transportation, indica que o número de quilómetros feito por automóveis aumenta em 83 por cento quando estes serviços estão disponíveis para a grande maioria da população. Para fazer o estudo, Henao voluntariou-se para se tornar um condutor da Uber e Lyft, usando os seus passageiros para fazer uma sondagem sobre os hábitos do uso de transportes.

De acordo com os resultados recolhidos, 34 por cento dos seus passageiros não teriam usado um automóvel nas deslocações se não existissem os serviços de partilha. Em vez disso, teriam usado transportes públicos ou simplesmente usado a bicicleta ou andado a pé para o seu destino. A isso deve-se acrescente um aumento de 69 por cento dos quilómetros percorridos pelos condutores quando estão à espera de um passageiro. Ao contrário dos taxistas, os condutores da Uber e da Lyft nunca estão parados em praças de táxis.

Wes Marshall, professor de Henao neste estudo da Universidade do Colorado, defendeu que “faltavam dados sobre o impacto dos serviços de partilha automóvel nos sistemas de transportes. As cidades precisam de mais dados para poderem tomar decisões sobre estes serviços”, incluindo divisões demográficas sobre o seu uso, e como vão influenciar o comportamento de automóveis autónomos quando estes também não tiverem passageiros, um fenómeno que foi apelidado de “carros zombies”.