Publicidade Continue a leitura a seguir

Veja como este cão-robô reage quando leva pontapés

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se um robô levasse um pontapé, será que ficava chateado? Se tivesse emoções, talvez, até porque era incapaz de se levantar. Pelo menos, era essa a situação para os robôs até o Laboratório de Robótico da famosa Escola Técnica Federal de Zurique (ETH Zürich), na Suíça, criar uma nova inteligência artificial para ajudar o seu cão-robô, o ANYmal, a levantar-se quando cai, seja por tropeçar, seja porque alguém lhe deu um pontapé.

O ANYmal já tinha aprendido a dançar, mas agora foi programado com um programa que lhe permita resolver problemas mais importantes para os seus movimentos normais. Enquanto qualquer cão normal sabe levantar-se normalmente do chão (só não lhe deem um pontapé!), o cão-robô criado na antiga universidade de Albert Einstein necessita de aprender. A nova inteligência artificial, cujo estudo foi publicado no jornal científico Science Robotics, precisou de modelar todos os movimentos do ANYmal, de modo a encontrar o melhor equilíbrio entre eficiência de movimento, poupança de energia, manter a estabilidade e detetar qualquer perda de equilíbrio, aprendendo novos momentos à experiência.

O resultado final é que, quando encontra outros obstáculos, como engenheiros da ETH Zürich que gostam de lhe dar pontapés, o ANYmal aprendeu a mover as suas pernas de modo a manter o equilíbrio em quase todas as circunstâncias. Mesmo que perca mesmo o equilíbrio, aprendeu a rolar o corpo para chegar à posição necessária para se colocar em pé. Como bónus, o cão-robô também aprendeu o movimento necessário para correr mais depressa. Adotando um trote semelhante ao de um mamífero alto de quatro patas, conseguiu bater o seu recorde de velocidade, atingindo 1,5 metros por segundo, ou 5,4 quilómetros por hora.