M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez pensou em fazer no turismo fora do planeta Terra? E não, não se trata dar uma volta no avião do Richard Branson até à zona limite da estratosfera. Estamos a falar mesmo de acordar numa estação espacial e ver a Terra a flutuar o vácuo, do lado de fora da janela. E isso está mais cada vez mais perto da realidade, pois todas as agências espaciais da Europa e América do Norte estão a trabalhar na criação da substituta da Estação Espacial Internacional, de modo a poder receber visitantes civis.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma das propostas para uma nova estação espacial é o Gateway Spaceport, que poderá ser colocado em órbita da Terra como ponto intermédio nas viagens entre a Terra e a Lua. Ainda sem data prevista de lançamento, deverá estar pronta apenas durante a década de 30, e vai ser muito maior que a Estação Espacial Internacional. Enquanto esta tem apenas 72,8 metros de comprimento por 108,5 de largura (e isso apenas levando em conta), o Gateway Spaceport vai ser uma estação rotativa, com 488 metros de largura. O conceito de uma roda para uma estação espacial foi proposto pelo cientista alemão Wernher von Braun, criador dos foguetes usados nos mísseis V-2 e transportado em segredo pelas tropas americanas para os Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial, onde o seu trabalho contribuiu para as primeiras missões da NASA. Von Braun inspirou-se em ideias anteriores do russo Kostantin Tsiolkovsky e do esloveno Herman Potochnik

A plataforma rotativa do Gateway Spaceport deverá gerar gravidade artificial, a um nível de 30 por cento da Terra, o que lhe vai permitir acomodar passageiros civis. Assim, enquanto apenas seis pessoas costumam estar presentes na Estação Espacial Internacional, a nova estação deverá albergar uma tripulação de 150 e um máximo de 1250 passageiros. Estes também vão poder contar com um ambiente pressurizado, semelhante ao encontrado na atmosfera terrestre. O vídeo divulgado pela Gateway Foundation mostra como pretende construir a roda gigante e como esta vai reduzir o impacto na saúde dos astronautas, que passam meses seguidos na Estação Espacil Internacional em gravidade zero.